Unilin investe R$ 70 milhões e confirma instalação em Piên

Previsão da multinacional é iniciar as atividades em janeiro de 2026
Após um longo período de negociações e uma série de etapas cumpridas, a Multinacional Unilin do Brasil Revestimentos assegurou que irá permanecer na cidade de Piên. Com um amplo projeto de expansão, a empresa está construindo uma nova planta, em um investimento de mais de R$ 70 milhões.
Na última sexta-feira, foi realizado o lançamento da pedra fundamental que reuniu autoridades políticas e representantes da empresa belga. Entre os presentes esteve o governador Carlos Massa Ratinho Junior, secretários de estado, o deputado federal Rodrigo Estacho, o deputado estadual Alexandre Curi, o prefeito Maicon Grosskopf, diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, além do presidente Global do Departamento de Pisos Unilin, Ruben Desmet, gerente geral de laminados da Unilin, Herwig Bernaert e do gerente Geral do Brasil da Unilin, Carlo Rego.
A previsão é de que o empreendimento seja inaugurado em janeiro de 2026 e produza 10 milhões de metros quadrados de pisos anualmente, funcionando como um hub de atendimento da empresa para toda a América Latina. “O Paraná tem essa posição privilegiada para atender logisticamente a maior parte do PIB da América do Sul. Além disso, temos um excelente ambiente de negócios, com crescimento econômico consistente, acima da média nacional, o que faz com que as empresas tenham segurança para fazer novos investimentos”, afirmou Ratinho Junior.
O prefeito Maicon Grosskopf enalteceu este dia histórico para a cidade e destacou todo esforço realizado para que esse projeto se concretizasse. “Tivemos uma concorrência muito grande de outros municípios, até mesmo maiores que o nosso. Mas todo um cenário favorável no estádio e em Piên, além de um trabalho sério e responsável realizado em várias mãos, foram primordiais para que a Unilin firmasse raízes ainda mais forte aqui”, salientou o prefeito.
Novos projetos
A expansão visa atender uma grande demanda do mercado brasileiro, que cresce acima da média global. Segundo a consultoria Mordor Intelligence, o mercado global de pisos laminados deve crescer 3% ao ano até 2029, enquanto o mercado brasileiro chegar a um crescimento de 14% anual ao final deste mesmo período.
Atualmente, a Unilin tem uma participação de cerca de 40% do mercado de pisos laminados do Brasil. Com o aporte, a empresa pretende ampliar essa fatia e avançar nos mercados de países vizinhos. "Com este investimento, estamos não apenas fortalecendo nossa posição no Brasil, mas também criando uma base estratégica para atender a América Latina como um todo. O Paraná, com sua infraestrutura e mão de obra qualificada, desempenha um papel fundamental nesse crescimento", afirmou o presidente Global do Departamento de Pisos Unilin, Ruben Desmet.
A nova planta foi projetada para se alinhar às metas globais de sustentabilidade da Unilin. O piso laminado produzido na unidade utiliza madeira, um recurso renovável que contribui para a retenção de CO2. Além disso, a localização estratégica permitirá a redução das emissões de carbono associadas ao transporte, já que os produtos deixarão de ser importados da Europa.
Unilin
Criada na Bélgica há mais de 60 anos, a Unilin é atualmente uma empresa global presente em 105 países e que emprega mais de 8,3 mil pessoas. A chegada ao Brasil aconteceu em 2012, ainda por meio de uma joint venture com a marca chilena Arauco. Em 2020, a empresa assumiu total controle da operação, demonstrando sua confiança no potencial do mercado brasileiro. “A nova fábrica em Piên representa um marco na trajetória da Unilin no Brasil, com foco na localização da produção para atender à crescente demanda por pisos laminados no mercado latino-americano. A iniciativa fortalece a presença da empresa no Paraná e impulsiona sua contribuição para o desenvolvimento econômico e ambiental da região”, disse o gerente Geral do Brasil da Unilin, Carlo Rego.
As obras de construção da unidade fabril já iniciaram