Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1293

Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável por formular, planejar, programar e executar a política de fomento econômico do Município.

Secretária de Desenvolvimento Econômico

Carina Daniela Alves

danielaalves@hotmail.com

(41) 3632-1136

ENDEREÇO

Rua Amazonas, nº 373, Centro, Piên (junto à sede da Prefeitura)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas 

CONTATO

Telefone: (41) 3632-1136

MAIS INFORMAÇÕES

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável por formular, planejar, programar e executar a política de fomento econômico do Município, buscando captar investimentos para a implantação ou ampliação na área industrial, comercial e de serviços; apoiar a criação e o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas; coordenar a integração do Poder Executivo Municipal com a classe empresarial, executar políticas públicas voltadas à formalização de empresas e ao setor agropecuário e turístico, entre outros.

Faz parte da Secretaria de Desenvolvimento:

1. Departamento de Indústria e Comércio:

Endereço: anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Este Departamento é responsável por fomentar o desenvolvimento econômico e a implantação de empreendimentos econômicos no Município, objetivando a geração de emprego e renda e na promoção de eventos para a divulgação do Município e das suas potencialidades econômicas e das oportunidades de investimentos. Também deve apoiar e promover a qualificação profissional, em parceria com instituições especializadas, buscando a permanente melhoria da qualidade da mão de obra nas atividades desenvolvidas no Município, entre outros.

2. Departamento Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor

Endereço: anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Este departamento é responsável por coordenar e dirigir as atividades direcionadas à educação, orientação, proteção e defesa do consumidor e coordenação da política do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor.

O PROCON coordena, integra e executa a política de proteção e defesa do consumidor no Município, de acordo com o Decreto nº 1311 de 22 de Setembro de 2017 e legislações afins. Assim, este órgão também recebe, analisa, avalia, concilia, soluciona, bem como encaminha aos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para medidas no âmbito de suas respectivas competências. Cabe ao PROCON, oferecer à população um apoio consciente e sustentável quando houver algum direito violado, garantindo a defesa como princípio constitucional através de uma análise sobre a relação de consumo efetuada. Além disso, também deve informar e orientar o consumidor e fornecedor sobre seus direitos e deveres na relação de consumo, prevenindo as práticas abusivas decorrentes dessa relação.