Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

Segunda etapa: Idosos e professores serão vacinados contra a gripe

Segunda etapa: Idosos e professores serão vacinados contra a gripe

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza começa amanhã nesta terça-feira, dia 11 e vai até o dia 8 de junho

A partir desta terça-feira dá início a segunda fase da vacinação contra a Gripe. Nesta etapa da campanha serão vacinados os idosos acima de 60 anos e os professores do município. No momento da vacina a pessoa a ser imunizada deverá portar documento de identificação, e no caso dos professores, uma declaração comprovando que exerce a função. A vacinação acontece nas unidades de saúde do Centro e de Trigolândia, entre as 8h e 16h30, sem necessidade de agendamento. Unidades do interior também estarão realizando a vacinação em dias específicos, moradores serão avisados pelos agentes de saúde.

Durante a primeira etapa da campanha, realizada entre os dias 12 de abril e 10 de maio foram vacinadas crianças de 6 meses à 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais de saúde. A segunda etapa, que inicia nesta terça-feira, dia 11, terá duração de aproximadamente um mês, findando no dia 08 de junho.

A terceira e última etapa será realizada entre os dias 09 de junho e 09 de julho e irá vacinar pessoas com comorbidades, trabalhadores portuários, motoristas de caminhão que realizam viagens longas, pessoas com deficiências permanentes, forças armadas, força de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo de passageiros, funcionários do sistema penitenciário e população privada de liberdade.

A Influenza é uma gripe ou doença respiratória de origem viral, com alto potencial de transmissão e rápida disseminação, podendo levar ao agravamento ou morte. Existem três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil: A, B e C. Os sintomas da doença são febre alta, calafrios, dor de cabeça e muscular, mal estar, tosse seca, entre outros. A gripe é transmitida por meio de secreções das vias respiratória da pessoa contaminada, ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão do vírus à família e à comunidade.

Pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções precisam adiar a vacinação para o vírus influenza. Se estiverem completamente recuperados e já se passaram no mínimo 30 dias do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, podem buscar sua dose para a gripe. A precaução serve para minimizar o risco de disseminar a doença e para evitar confusão de sintomas. Pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 também precisam aguardar um período até ser vacinadas contra a gripe, este intervalo é de no mínimo 14 dias entre uma vacina e outra.