Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

Secretaria de Saúde reestrutura processos de atendimento à população

Secretaria de Saúde reestrutura processos de atendimento à população

Somente no primeiro quadrimestre deste ano já foram realizados 12.810 atendimentos médicos nas unidades de saúde, sendo 3.456 em janeiro no período pós pandemia, 3.449 em fevereiro, 3.300 em março e 2.605 em abril

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, a secretaria de Saúde de Piên detalhou um balanço das ações realizadas e apresentou uma nova forma de trabalho. Objetivando o melhor atendimento para a população uma reestruturação da estrutura da saúde foi apresentada. Onde através do remanejamento da secretaria foi possível a abertura de mais uma equipe de Estratégia de Saúde da Família – ESF.

Atualmente o município está habilitado junto ao Ministério da Saúde para atender com 4 equipes de Estratégia de Saúde da Família, sendo nas unidades do Centro, Trigolândia, Campo Novo e Quicé, e uma Unidade Básica de Saúde. Com a nova proposta está sendo criada mais uma unidade ESF para atender a comunidade de Campina dos Maia. Outra mudança positiva para a população é a readequação das unidades referência de cada localidade. “Buscamos reunir as comunidades próximas para melhorar o atendimento evitando que as pessoas tenham que se deslocar para muito longe de suas casas”, disse a coordenadora de saúde Mayara Grosskopf.

Com a alteração nas unidades de referência agora moradores devem ter atenção em qual unidade procurar no caso do seu bairro não possuir atendimento. Os moradores do Centro, Avencal, Letreiro, Gramados e Boa Vista possuem como referência a ESF Centro. Residentes em Trigolândia, Fragosos, Ponte Alta, Monjolinho e Palmitos tem como referência a ESF Trigolândia. Quem mora no Poço Frio, Campo Novo, Lageado do Caçador, Lageado dos Martins, Poço Frio dos Moreiras, dos Souza e Vermelinho deve procurar a ESF Poço Frio. Moradores da Campina dos Crespins, Quicé, Aterrado Alto, Cachoeirinha e Mosquito buscam a ESF Campina dos Crespins e a recém-criada ESF Campina dos Maia irá atender a Campina dos Maia e o Picacinho. “Os atendimentos nos postos das localidades continuam normalmente conforme escala, mas nos dias que estas unidades não estão atendendo os moradores precisam buscar as novas unidades de referência”, disse a coordenadora.

O objetivo da secretaria de Saúde em realizar este remanejamento foi ampliar o atendimento e trazer para a saúde para mais perto do cidadão. “Antes um morador de Palmitos, por exemplo, em algumas ocasiões precisava se dirigir até o Aterrado Alto em busca de atendimento, isso não será mais necessário pois agora a unidade de referência passa a ser a ESF Trigolândia”, exemplificou o secretário de Saúde Pedro Geraldo Cavalheiro.

 

Atendimentos nas unidades do município

Somente no primeiro quadrimestre deste ano já foram realizados 12.810 atendimentos médicos nas unidades de saúde, sendo 3.456 em janeiro no período pós pandemia, 3.449 em fevereiro, 3.300 em março e 2.605 em abril.