Secretaria de Saúde divulga resultados da Campanha “Agosto Azul”
No mês dedicado à saúde do homem, ações realizadas em todas as unidades básicas de saúde superaram expectativas
No último mês a Secretaria Municipal de Saúde realizou a campanha “Agosto Azul”, com objetivo de motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave.
Foram oferecidos durante a campanha diversos serviços como a aferição dos dados vitais, verificação do Índice de Massa Corporal - IMC, teste de glicemia capilar, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C, atualização da carteirinha de vacina, triagem odontológica e avaliação médica.
Ao todo foram realizados mais de 5.000 exames laboratoriais, incluindo hemograma completo, colesterol total, HDL e LDL, triglicerídeos, dosagem de creatinina, PSA, parcial de urina, glicemia em jejum, TSH, T4 livre, entre outros, conforme a necessidade de cada paciente e de acordo com a avaliação médica.
Cerca de 1355 atendimentos odontológicos foram efetuados, entre triagem, testes e encaminhamentos, 746 aferições de pressão arterial, 746 testes de glicemia, 709 verificações de IMC, 697 atendimentos médicos, 499 testes rápidos de HIV, 653 testes rápidos de sífilis, 436 testes rápidos de hepatite B, 28 testes rápidos de hepatite C, 382 vacinas e demais atividades inerentes a campanha.

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. O acompanhamento de saúde preventivo é o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida, porém, os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas.
“A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para nossa saúde”, ressaltou a enfermeira e Coordenadora da Unidade de Saúde Central, Suzane Cristofolini de Oliveira.
A Secretária de Saúde, Angela T. B. Machado Grosskopf destacou que o cuidado com a saúde deve ser diário. “A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia”, finalizou Angela.
