Secretaria de Saúde divulga programação para Campanha Outubro Rosa
Ações iniciaram nesta semana e serão promovidas ao longo do mês, em todas as Unidades de Saúde do Município
O movimento conhecido como “Outubro Rosa” surgiu nos anos 90, com o objetivo de estimular a participação das mulheres na luta contra o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade.
Neste mês, dedicado à saúde da mulher, a Secretaria de Saúde de Piên realizará coletas de preventivo, exames de mama, solicitações de mamografia, testes rápidos, avaliações nutricionais e odontológicas e vacinas, em todas as Unidades de Saúde da cidade.
A enfermeira e coordenadora da Unidade de Saúde Central, Suzane Cristofolini de Oliveira, ressalta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “A Campanha Outubro Rosa busca fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde quanto à prevenção contra o câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença”, considera.
Os atendimentos serão realizados em diversas comunidades. No dia 20, sábado, será realizado o “Dia D da Campanha”, nas unidades do Centro e Trigolândia, das 8 horas às 16h30. “Nosso objetivo é atingir todas as mulheres. É importante ressaltar que esta campanha acontece com maior intensidade no mês de outubro, porém as mulheres devem se cuidar o ano todo”, enfatiza a secretária de Saúde do Município, Angela T. B. Grosskopf.
Cronograma de atendimentos
Coleta de Preventivos
2ª semana
11/10 - Quinta-feira (manhã) – Boa Vista
3ª semana
15/10 – Segunda-feira (manhã) – Campo Novo
15/10 – Segunda-feira (tarde) – Lageado dos Martins/Campo Novo
16/10 – Terça-feira (manhã) – Poço Frio/Fragosos/Gramados
16/10 – Terça-feira (tarde) – Campina dos Maia
17/10 - Quarta-feira (manhã) – Trigolândia/Ponte Alta
17/10 - Quarta-feira (tarde) – Palmitos
18/10 – Quinta-feira (manhã) – Fragosos
18/10 – Quinta-feira (tarde) – Campina dos Maia
19/10 – Sexta-feira (manhã) – Mosquito
19/10 – Sexta-feira (tarde) – Trigolândia/Campina dos Crespins
4ª semana
24/10 – Quarta-feira (manhã) – Trigolândia
25/10 – Quinta-feira (manhã) – Fragosos
25/10 –Quinta-feira (tarde) – Campina dos Maia
26/10 – Sexta-feira (manhã) – Aterrado Alto
26/10 – Sexta-feira (tarde) – Quicé
5ª semana
29/10 – Segunda-feira (tarde) – Trigolândia
30/10 – Terça-feira (tarde) – Campina dos Maia
Testes rápidos
2ª semana
11/10 – Quinta-feira (tarde) – Aterrado Alto
3ª semana
18/10 - Quinta-feira (manhã) – Palmitos
18/10 - Quinta-feira (tarde) – Quicé
4ª semana
22/10 - Segunda-feira (manhã) – Campo Novo
22/10 - Segunda-feira (tarde) – Lageado dos Martins
23/10 - Terça-feira (manhã) – Poço Frio
25/10 - Quinta-feira (manhã) – Campina dos Crespins