Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

Secretaria de Agricultura disponibiliza atendimento veterinário

Secretaria de Agricultura disponibiliza atendimento veterinário

Secretaria de Agricultura custeia o profissional veterinário para atendimento

Com objetivo de atender os proprietários de animais do município, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente oferece sem custo o serviço de atendimento veterinário para produtores do município. Entre os procedimentos, estão inseminações bovinas, consultas, exames, aplicação de medicamentos e vacinas. Neste sistema o serviço do profissional veterinário é totalmente gratuito, ficando apenas a cargo do produtor o custeio de algum medicamento que eventualmente seja necessário.

Este apoio oferecido pela secretaria de Agricultura do município visa auxiliar os proprietários de criação a cuidar do seu rebanho com atendimento de profissional sem precisar arcar com os custos. “Nosso objetivo enquanto secretaria é estar ao lado do produtor, facilitando a vida no campo e auxiliando para que ele consiga desempenhar sua função com o máximo de produtividade e rentabilidade”, disse o secretário de Agricultura Carlos Magon.

Para acessar o serviço basta fazer a solicitação na secretaria de Agricultura, por telefone ou pessoalmente. Neste formato oferecido o profissional veterinário vai gratuitamente até a propriedade e realiza a consulta. No caso de necessidade de tratamento com medicamento, o produtor paga apenas o preço de custo do medicamento. “Isso auxilia muito e barateia o custo de produção”, frisou o secretário.

Somente em 2023 a secretaria de Agricultura realizou cerca de 1.100 atendimentos veterinários gratuitamente nas propriedades rurais do município. Dentre estes atendimentos um dos serviços oferecidos está a inseminação artificial. A inseminação artificial é uma técnica de reprodução em que o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca pelo homem, com a utilização de equipamentos específicos, com o objetivo de fecundar uma fêmea sem o contato físico do macho. No ano passado foram realizados 194 destes procedimentos.

O prefeito Maicon Grosskopf afirmou que a prefeitura busca amenizar os custos da produção dos animais, que em determinados momentos da vida, acabam precisando de uma consulta com um médico especialista. “Hoje, a nossa população precisa gastar somente com os medicamentos, que seus animais podem vir a precisar. O suporte médico a gente custeia”, explica o prefeito.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piên está localizada na Rua Reinaldo de Oliveira Mendes, 486, no Centro, próximo a Secretaria de Serviços Rodoviários. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O telefone da Agricultura é o (41) 3632-1015, e o do Meio Ambiente é (41) 3632-1136.

 

Secretaria de Agricultura disponibiliza atendimento veterinário