Aguarde, carregando...

pien@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

Professores da Rede Municipal de Ensino buscam alternativas através da tecnologia para manter contato com seus alunos

Por: Welington Charlles Kobsczinski

Atualizado em 13/08/2020 20:11

Professores da Rede Municipal de Ensino buscam alternativas através da tecnologia para manter contato com seus alunos

Aplicativos de mensagens e redes sociais auxiliam os profissionais da educação de Piên a manter o vínculo professor-aluno.

Neste momento de enfrentamento da pandemia do Covid-19, houve a necessidade da paralisação das aulas, a fim de garantir o isolamento social, necessário para evitar a transmissão generalizada do vírus. A Secretaria de Educação de Piên, os professores e demais envolvidos no processo educacional, continuam promovendo ações, a distância, visando minimizar os efeitos da suspensão das aulas. Dentre as ações estão a distribuição de kits de alimentação para as famílias cadastradas no Bolsa Família com cadastro ativo, para compensar a falta de alimentação nas escolas e CMEIS durante a paralisação das aulas.

Outra iniciativa da Secretaria de Educação, escolas e CMEIS é promover estratégias de acompanhamento dos alunos utilizando a tecnologia como aliada e visando manter o vínculo professor-aluno. Cada professor criou o grupo da sua turma no Whatsapp ou no caso dos Cmeis, através também de um grupo fechado do Facebook e através deles já estão disponibilizando sugestões de atividades para serem realizadas em família, como: jogos, atividades lúdicas e educativas, leituras, entre outras. 

Portanto a família desenvolverá um papel importante neste momento, juntos escola e família atuarão visando minimizar os efeitos desse momento que estamos passando.

Os pais que ainda não estão inseridos no grupo da turma de seu filho(a) podem entrar em contato com as diretoras ou com as professoras para que sejam incluídos e recebam as sugestões de atividades.

A Secretária de Educação Norilda Grossl Sacht reforça que “não se trata de aulas à distância, mas sim de sugestões de atividades que poderão ser realizadas com o acompanhamento dos familiares para que o vínculo com a escola não seja perdido. Já temos professores gravando vídeos contanto histórias, por exemplo, que estão fazendo sucesso entre os estudantes”. Comenta a Secretária.

Em casa durante o isolamento social é importante seguir algumas dicas:

    • Estabelecer rotinas às crianças;

    •  Estar atento aos cuidados com a higiene como lavar as mãos e utilizar álcool em gel;

    •  Manter os ambientes sempre limpos e bem arejados;

    • Incentivar a realização das atividades sugeridas pelos professores;

    • Promover conversas em família;

A Secretaria de Educação também lembra aos pais que as profissionais Carla Renata de Arruda Jörgensen (psicóloga), Márcia Jaqueline Grosskopf (psicopedagoga), Joselayne Correa (Nutricionista) estão à disposição para atendimento on-line caso os pais ou responsáveis necessitem de aconselhamento das profissionais durante este período de isolamento.

Para maiores informações com as profissionais ou para entrar em contato com as diretoras das escolas e CMEIs os pais ou responsáveis poderão ligar no nº (41) 3632 1447, em horário comercial.