Prefeitura de Piên recebe selo de Amigo do Autista

Secretário de Governo Josnei Grosskopf recebeu a honraria em nome da Prefeitura

A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Piên, realizou nesta terça-feira, em paralelo com a sessão da Câmara de Vereadores, a entrega do selo “Empresa amiga da pessoa autista”. O evento homenageou empresas que contribuem de uma forma ou de outra com a associação e que desta forma são reconhecidas como amigos das pessoas autistas.

A prefeitura de Piên também foi reconhecida como instituição “Amiga do Autista” recebendo o selo pelas ações de apoio que vem prestando à entidade. Josnei Grosskopf, Secretário de Governo do município esteve na cessão representando o Prefeito e comentou sobre a Associação: “Parabenizo a entidade por todo o esforço, embora seja uma entidade nova, está organizada, tem bons parceiros, é transparente e que está numa evolução muito grande, além de prestar um serviço essencial para a comunidade, que é o trabalho e o carinho com os autistas. Tudo isso representa o novo momento que a cidade está vivendo, onde as empresas são motivadas a participar, a estar junto nessas ações”. Finalizou o secretário.

Atualmente a sede do atendimento e de terapias da AMA é em espaço cedido pela prefeitura de Piên. Somente neste ano de 2023 além do auxílio prestado pela prefeitura na captação de recursos de terceiros, foram repassados mais de R$ 96 mil para a AMA. Na ocasião algumas empresas e grupos do município também foram homenageadas e receberam o sendo elas: Famossul, Arauco, Natsume, Tombo na Lama, Clube dos 13, Pienet e Câmara de Vereadores.

A Secretária da AMA de Piên, Cristiane Natsume, explica que neste ano, a entidade criou o selo “Empresa amiga da pessoa autista”, como uma forma de reconhecer as empresas que ajudam financeiramente a Associação ao longo do ano. “É uma forma de homenagearmos e prestigiarmos as empresas que têm nos ajudado financeiramente”, comentou Cristiane.

Atualmente, a AMA de Piên vem atendendo 64 crianças e jovens diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), porém, conforme explica Cristiane, a demanda não para de crescer. “Já temos na fila de espera 32 crianças que também necessitam de atendimento. Essa ajuda que recebemos das empresas parceiras de nosso projeto é algo muito importante”, ressaltou.

Nos últimos anos, Piên avançou muito na questão de atendimento a pessoa autista. A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piên foi fundada no ano de 2019. Com o apoio da Prefeitura, o AMA instituiu sua sede junto a subprefeitura de Trigolândia. A entidade iniciou atendendo apenas 7 famílias, em poucos meses esse número foi crescendo, bem como os serviços e terapias oferecidas pelo AMA de Piên. Em 2022, a Associação inaugurou seu Centro do Equoterapia, também em Trigolândia, próximo ao ginásio de esportes do bairro.

Prefeitura de Piên recebe selo de Amigo do Autista

O próximo e maior passo da associação será dado em 2024 com a construção da sede própria da AMA. A Prefeitura já vem trabalhando na elaboração do projeto. E a sede própria da AMA será junto ao Centro de Equoterapia, que também atende pessoas de outras cidades da região.