Aguarde, carregando...

Por: Welington Charlles Kobsczinski

Atualizado em 13/08/2020 21:11

Prefeitura de Piên adquire castramóvel para controle de zoonoses no município

Na tarde desta quarta-feira, Piên recebeu mais uma conquista, um castramóvel. A unidade móvel (trailer veterinário) é equipada para realizar a castração de cães e gatos, no intuito de controlar zoonoses e também a população de animais de ruas.

O prefeito João Padeiro recebeu a unidade móvel, que custou o valor de R$145.000,00 e foi adquirida com recursos do Fundo Nacional de Saúde – Governo Federal. “O castramóvel era uma necessidade do município e hoje é uma realidade, investimento que trará bons resultados no controle de zoonoses. Já temos o contrato com um veterinário que fará os procedimentos.” Comentou.

O castramóvel deve proporcionar o controle populacional dos animais, mas é preciso a conscientização da população sobre a guarda de seus animais de estimação, eles não podem estar nas ruas, mas em casa, onde estão protegidos de doenças, atropelamentos, confrontos com animais de rua e até de acabarem machucando alguém.
As zoonoses são enfermidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, representando uma importante ameaça à saúde e ao bem estar da população.

Prefeitura de Piên recebe castramóvel para controle de zoonoses no município

Apesar do progresso das medidas de controle e da cobertura com serviços da saúde, essas doenças continuam registrando taxas de ocorrência nas zonas urbanas e rurais. Desta forma o município de Piên vem trabalhando em ações com o intuito de realizar o controle populacional de animais.

Com esta aquisição será possível realizar de maneira adequada os procedimentos de controle, incluindo não somente a castração, mas demais atendimentos aos animais de rua, através de programas específicos, contratação de profissionais especializados e campanhas educativas.