Aguarde, carregando...

Alto contrastecontrast

Texto text_decrease text_increase

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

Piên prepara setor agrícola para obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica a partir de janeiro

Piên prepara setor agrícola para obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica a partir de janeiro

Obrigatoriedade do sistema entrará em vigor a partir de 2 de janeiro de 2025 em todo o Paraná

Na última terça-feira (26), a Secretaria de Agricultura de Piên realizou um treinamento para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), em preparação para a obrigatoriedade do sistema que entrará em vigor a partir de 2 de janeiro de 2025 em todo o Paraná. O evento reuniu representantes de empresas fumageiras, transportadoras, contadores, Emater e Sindicato Rural, com o objetivo de capacitar essas instituições para orientar os produtores rurais na transição para o novo sistema.

A iniciativa foi considerada essencial devido à grande demanda de notas fiscais geradas pelo setor agrícola do município, em especial pelas empresas fumageiras, que são responsáveis por grande parte das emissões. Segundo a Secretaria, Piên possui quase 1.400 agricultores cadastrados, o que inviabiliza a realização de treinamentos individuais para todos. Assim, a estratégia foi capacitar as empresas que têm contato direto com os produtores, permitindo que elas repassem as informações e orientações necessárias.

A Secretaria de Agricultura reforça que os produtores que ainda não se cadastraram no sistema Receita PR devem fazê-lo até o dia 15 de dezembro. Após essa data, novos cadastros serão retomados apenas em janeiro. A necessidade de envio de documentos a Curitiba e o recesso administrativo são fatores que podem atrasar a liberação de acesso ao sistema.

"A ideia foi capacitar quem está na linha de frente, já que não conseguimos treinar todos os agricultores diretamente. O Senar, nosso parceiro, também não dispõe de mais vagas para novos treinamentos neste ano. Com isso, esperamos que o processo de transição para a Nota Fiscal Eletrônica seja mais eficiente", destacou a equipe da Secretaria.

Com essa ação, Piên busca garantir que seus agricultores estejam preparados para a nova fase de digitalização, promovendo maior controle e segurança nas operações fiscais do setor rural.