Piên garante piso nacional do magistério a todos os professores

O pagamento será retroativo ao mês de janeiro deste ano
Instituído por meio de lei federal, o Piso Nacional do Magistério regulamenta o vencimento básico dos professores. Em Piên, o município conta com cerca de 160 educadores, sendo que 37 destes estavam com o salário inicial abaixo do teto nacional. Para corrigir este impasse, o prefeito Maicon Grosskopf determinou nesta semana a complementação salarial destes profissionais.
Com este documento, o vencimento inicial de cada professor será de R$ 2.210,27 para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais e de R$ 4.420,54 para aqueles que trabalham 40 horas semanais. Vale destacar que neste valor não estão inclusos vale alimentação e outros incentivos que os servidores recebem. “Estamos cumprindo a lei e fazendo justiça com estes profissionais que, na sua maioria, estão iniciando a carreira e recebiam abaixo do piso”, destaca a secretária municipal de Educação, Clarice Fragoso. O pagamento será retroativo ao mês de janeiro deste ano.
Paralelo a adequação do piso, a prefeitura vem dialogando com a APP Sindicato um incremento salarial aos professores. “Encaminhamos a câmara um projeto de reajuste salarial de 11,16%, que somado ao ganho real de 2,07% concedido em janeiro chegaria a 13,23%. Esta proposta está em tramitação na câmara de vereadores e continuamos com as tratativas, sempre com muito respeito e responsabilidade”, detalha Clarice. Em janeiro, além do ganho real de 2,07%, todos os servidores receberam mais 5,93% de reposição inflacionária.
De acordo com o prefeito Maicon Grosskopf, garantir o piso a todos os professores é um direito básico e de reconhecimento. “Todos os profissionais são importantes e tem os mesmos direitos e deveres. Reconhecer o piso para toda a classe se faz necessário enquanto dialogamos sobre outros avanços, os quais estão demandando de muitos estudos jurídicos, contábeis e previdenciários”, pontua o prefeito. “Temos governado com responsabilidade, cumprindo com todas as obrigações. O funcionalismo público tem sido ouvido e respeitado, tanto é que temos dado melhores estruturas de trabalho e todas as reposições salariais foram feitas, possibilitando até mesmo o ganho real que não acontecia a anos, somado também ao aumento do vale alimentação”, finaliza o prefeito.