Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1293

Obras do Centro de Apoio ao Produtor estão em fase final

Por:

Atualizado em 24/06/2021 08:18

Obras do Centro de Apoio ao Produtor estão em fase final

O local será um espaço voltado para o atendimento do agricultor de Piên. A área construída do prédio é de 266 m2, com investimentos de R$ 310.922,60, oriundos de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em construção desde o ano passado, o Centro de Apoio ao Produtor Rural está em fase de conclusão e deverá ficar pronto entre os meses de maio e junho. O local também irá abrigar a estrutura da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e será um local onde o produtor rural de Piên poderá buscar auxílio nas suas questões. A área construída do prédio é de 266 m2, com investimentos de R$ 310.922,60, oriundos de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Atualmente a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conta com a colaboração de cerca de quinze servidores públicos que trabalham para auxiliar os produtores do município. Entre os serviços destacados e mais procurados na secretaria está a patrulha agrícola. Nestes serviços, produtores rurais tem acesso aos tratores da frota da secretaria, seis ao total, bem como dos implementos como arado, niveladora entre outros. O produtor ainda pode optar por utilizar os serviços da prefeitura com equipamento e operador, ou apenas utilizar o equipamento.

Outros serviços também são realizados pela Agricultura, como o Cad-pró e Incra, atendimentos veterinários, inseminação artificial, cadastro de rebanhos e vacinações, entrega de calcário, análise de solo e interpretação de laudos, pequenas obras de fomento à agricultura, coleta de resíduos sólidos, encaminhamentos de licenciamento ambiental e consultas comerciais.

Uma das metas traçadas no início do ano e que está em fase de implantação é o  cadastramento para o município fornecer ao produtor o SIM, Selo de Inspeção Municipal. Com esta certificação o produtor de qualquer alimento de origem animal poderá comercializar seus produtos no comércio da cidade. “Desde o início do ano estamos trabalhando para poder fornecer este serviço para os produtores, é uma forma de regularizar a situação dos que já produzem este tipo de produto e também incentivar para que novos agricultores possam diversificar sua produção”, frisou o secretário de Agricultura Carlos Magon.

Outra meta em andamento é para colocar em prática o programa Castra Móvel, que deverá realizar a castração de cães e gatos de rua ou tuteladas por famílias de baixa renda. O objetivo desta ação visa diminuir a proliferação sem controle de animais de rua na cidade. “É uma questão social e também de saúde pública, pois sabemos dos problemas causados por animais de rua”, falou o secretário. Campanhas de adoção e posse responsável também deverão ser realizadas em breve.

Além dos serviços existentes na secretaria o espaço ainda irá contar com espaço específico para a exposição de produtos, local para treinamento de produtores e pátio para armazenamento dos equipamentos da secretaria. “Será como uma segunda casa para o produtor rural, que poderá buscar junto aos nossos serviços uma maneira de fomentar o seu negócio e fortalecer cada vez mais a agricultura pienense”, finalizou Carlos.

Nesta semana o prefeito Maicon Grosskopf esteve visitando o local para acompanhar o andamento da obra. O prefeito frisou a importância de atuar em diversas frentes para auxiliar o produtor rural. “A agricultura é um dos carros chefes da economia de Piên e a prefeitura tem o dever de ser um braço direito, auxiliando o homem do campo seja nas questões de equipamento, plantio ou burocrática. Este espaço vem para complementar o trabalho que estamos fazendo pela agricultura da nossa cidade”, comentou.