Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

Nova ferramenta para evitar golpes em compras via internet

Nova ferramenta para evitar golpes em compras via internet

Objetivo é que as pessoas vão até este local para efetivar as negociações feitas via internet

A partir de hoje a população pienense tem uma ferramenta mais de segurança para efetivar transações realizadas via internet. Em parceria com a Prefeitura de Piên, a Polícia Militar criou uma área destinada à este tipo de transações. Esta área constitui em um espaço demarcado em frente ao Destacamento da Polícia Militar onde além da presença de policiais, em horário de expediente, o local também possui monitoramento por câmeras de segurança. O objetivo é que as pessoas vão até este local para efetivar as negociações feitas via internet, ou seja, na compra de um carro por exemplo os interessados podem ir até o local para receber o veículo e o pagamento. Outra dica de uso é para aplicativos tanto de viagens como de carona onde as pessoas podem marcar em frente ao Destacamento para iniciar sua viagem.

A área de transação segura é um ponto de encontro, próximo à unidade policial, onde os munícipes podem efetivar transações feitas entre particulares (compras por sites como OLX, Marketplace, Enjoei, Desapego, dentre outros, ou viagens compartilhadas em aplicativos como Blablacar, Waze Carpool, Wunder, etc), em um ambiente onde podem contar com a segurança ofertada pela presença policial e de monitoramento de imagens. Com as praticidades oferecidas pelos meios eletrônicos em expoente desenvolvimento, a atividade de pessoas com intenção criminosa também se desenvolveu, onde indivíduos mal intencionados têm continuamente aperfeiçoado a prática de golpes, roubos e outros delitos se valendo da audácia.

As restrições impostas pela pandemia ainda em andamento e as suas consequências financeiras levaram a um aumento nas transações pessoa-a-pessoa, com vendas de objetos usados, artesanais, personalizados e similares. O OLX, um dos aplicativos mais conhecidos para intermediação de compras nessa modalidade, registrou um aumento de 26% de transações em 2020, comparados a 2019. O aplicativo de caronas compartilhadas Blablacar terminou o ano de 2020 com mais de oito milhões de usuários cadastrados. Uma busca no site Facebook mostra mais de cinquenta grupos “compra e venda, trocas, desapega” e outros do gênero em nossa região.

Grandes centros urbanos contam com locais onde a população efetiva tais transações com alguma sensação de segurança, como Shoppings e estacionamentos de postos e lanchonetes; Todavia, municípios de pequeno e médio porte muitas vezes não possuem locais que possam ofertar tais condições. Ainda, a segurança que tais locais oferecem é relativa, restrita à condição de grande circulação de pessoas.

 

Como funciona uma área de transação segura

Na área de transação segura, haverá monitoramento por câmeras 24 horas, com gravação de imagens com qualidade que permite identificação de rostos e placas veiculares, e boas condições de iluminação, mesmo sendo seu uso desencorajado durante período noturno. Ainda  haverá  placa demarcatória na qual constam orientações aos usuários e  duas vagas de estacionamento reservadas para os utilizadores. Visando a inibição de indivíduos com intenção delituosa as áreas de transação segura foi instalada próxima a unidade policial, no caso o  Destacamento PM deste município. Caso os usuários percebam a iminência de serem vítimas de crime ou mesmo se sintam inseguros podem acionar o 190 ou optar por solicitar a presença policial, no caso do município de Piên durante os dias de semana no horário de expediente haverá um policial no local.

Usuários de aplicativos de carona também são encorajados a utilizar o local como ponto de embarque ou desembarque, caso queiram não revelar o local onde residem ao condutor. A compra e venda de armas, drogas e outros materiais ilícitos ou perigosos é vedada na área de transação segura.