Aguarde, carregando...

Por: Welington Charlles Kobsczinski

Atualizado em 13/08/2020 05:32

NOTA SOBRE CORONAVÍRUS

Covid 19 (Coronavírus), pequenas atitudes de prevenção individual e coletiva que podem conter a contaminação.

A Prefeitura Municipal de Piên informa à toda a população que a equipe da Secretaria de Saúde está em alerta sobre a evolução dos casos de Coronavírus suspeitos e confirmados tanto no Estado do Paraná, como no Brasil e principalmente em nossa região e que todos os profissionais de Saúde do município estão preparados para fazer o enfrentamento adequado de eventuais casos que venham ser constatados em Piên, seguindo os protocolos técnicos e os padrões recomendados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

No que se refere as demais medidas, tais como: continuidade das aulas, eventuais cancelamentos de eventos ou outras medidas que tenham como objetivo minimizar os índices de contaminação, informamos que quando necessário, seguiremos as recomendações do Governo do Estado do Paraná e suas respectivas Secretarias. Entretanto, até o momento não há recomendação de paralisação das atividades em nosso município.

Não temos até o momento nenhum caso suspeito ou confirmado e não há nenhum motivo para pânico da população. Destacamos que cada um tem papel fundamental para minimizarmos os riscos de contaminação pelo Coronavírus. Por isso, reforçamos as recomendações para que todas as pessoas adotem imediatamente as recomendações oficiais que vêm sendo divulgadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, que resumidamente consistem em:

- Lavar bem as mãos (dedos, unhas, punhos, palmas e dorsos) com água e sabão e tendo disponibilidade, também higienizar as mãos com álcool gel;

- Para a limpeza doméstica utilizar produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies;

- Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;

- Não tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam bem limpas;

- Não frequentar lugares com concentração de pessoas;

- Praticar o isolamento social - na medida do possível, manter-se a pelo menos um metro das pessoas, evitando ao máximo cumprimentos com toque de mãos, beijos e/ou abraços.

Na hipótese de alguém ser considerado suspeito, a equipe da Secretaria de Saúde dará todo o suporte e orientações necessárias, incluindo o encaminhamento para Hospitais nos casos que for necessário.