Frota de veículos da saúde é recuperada

Prefeitura investiu mais de R$ 200 mil para a troca de motores em três ambulâncias e duas vans. Veículo (foto), ano 2018, teve troca de motor e recebeu nova plotagem

O transporte sanitário é um serviço essencial realizado pelas prefeituras quando as pessoas necessitam de atendimento médico especializado nos grandes centros. Em Piên, os veículos da Secretaria de Saúde transportaram mais de 7.500 pessoas e percorreram mais de 423 mil quilômetros em 2021. Apesar destes números expressivos, a grande maioria da frota de ambulâncias e vans estava deteriorada e em condições precárias de utilização.

Em janeiro, a prefeitura contava apenas com duas ambulâncias para atender o deslocamento de pacientes, uma delas de pequeno porte, além de uma van e dos automóveis. “Três ambulâncias e duas vans, entre 2 e 4 anos de uso e pouco mais de 100 mil quilômetros cada, estavam com motores comprometidos, sendo cogitadas para serem colocadas para leilão”, recorda o responsável pela manutenção da frota, Denilson Rodrigues.

Diante da dificuldade de conseguir novos veículos, devido à demora no prazo de entrega, a prefeitura optou por recuperar a frota. “Implantamos o gerenciamento de frota, um novo formato de realizar as manutenções. Isso possibilitou que fossem trocados todos os motores de forma gradativa, sendo investido nestes cinco veículos pouco mais de R$ 204 mil”, detalha Denilson, reiterando que a partir de então as manutenções passaram a serem constantes. “Chegamos ao ponto de não ter ambulância na cidade, agora, felizmente, temos uma frota robusta, que permite o cuidado correto. São veículos que rodam diariamente e que precisam estar revisados”, enfatiza. Outro ponto a ser destacado está na limpeza, onde até mesmo os próprios motoristas e aos sábados é realizado uma força tarefa para lavação e higienização. “Estamos também implantando uma nova plotagem para facilitar a identificação”, salienta.

De acordo com o vice-prefeito Pedro Cavalheiro da Silva, a manutenção da frota de veículos é essencial para o atendimento da população. “Buscar novos veículos é muito importante e necessário, mas a prioridade está em manter os que já temos. Não podemos mais permitir veículos novos estarem em precárias condições, até mesmo encostados e as pessoas desassistidas”, ressalta, enfatizando o trabalho neste sentido. “Investimos um montante considerável em todos os setores zelando pela recuperação da nossa frota, visando dar a segurança necessária aos nossos servidores e as pessoas que transportamos”, conclui.

Frota de veículos da saúde é recuperadaFrota de veículos da saúde é recuperadaFrota de veículos da saúde é recuperadaFrota de veículos da saúde é recuperada