Aguarde, carregando...

Por:

Atualizado em 29/11/2021 02:14

Feira da Lua é uma das atrações do Natal Luz de Piên

Iniciou na última sexta-feira, dia 19, o Natal Luz de Piên, e junto com o Natal aconteceu a abertura da Feira da Lua. O objetivo da Feira da Lua é reunir agricultura familiar, artesanato e gastronomia em um único espaço levando opções de compras para visitantes e pienenses. A prefeitura já estuda manter a Feira da Lua em edições semanais mesmo após o fim da decoração do Natal.

Para criar a Feira da Lua a prefeitura fez algumas alterações na estrutura da Praça da Paz, principalmente no local onde antes era destinado a prática do jogo de bocha. “Este local originalmente foi feito para praticar jogo de bocha, mas com o passar do tempo as pessoas perderam o interesse e o espaço estava abandonado”, lembrou o secretário de Governo Josnei Grosskopf. Para revitalizar o espaço e trazer os feirantes a prefeitura fez em toda sua extensão um piso de madeira, instalação elétrica, pintura e reforma do telhado.

Todo o espaço foi revitalizado e foram criados boxes onde os feirantes podem utilizar para expor seus produtos. São no total 10 boxes que são divididos entre artesãos e produtores rurais. “Além deste espaço ainda disponibilizamos de tendas onde além de artesanato e produtos da agricultura também poderão ser oferecidos gêneros alimentícios”, comentou Josnei. Na primeira edição foram disponibilizadas mais 6 barracas somando um total de 16 pontos de comercialização de produtos.

Edilene Lenschow, da Sabores da Lene, participou desta primeira edição vendendo salgados como coxinha, empadinha, cachorro quente e doces como rosquinhas e orelhinhas. Ela comemora o resultado desta primeira feira, destacando que além dos produtos comercializados na hora ainda pode apresentar outros produtos que ela vende, como salgados congelados. “Tivemos uma ótima oportunidade para apresentar para a comunidade como um todo a nossa produção e além das vendas efetuadas na hora ainda pudemos projetar vendas futuras e até encomendas”, disse ela.

Outro produtor que esteve animado com o resultado da feira é Erci Lauri dos Santos, de Aterrado Alto. Ele e sua família estiveram na feira vendendo verduras como alface, brócolis, couve-flor, repolho, batatas e produtos em conservas. Para ele o resultado foi muito positivo pois conseguiu comercializar os produtos colhidos de sua plantação. “É muito importante esta iniciativa da prefeitura em dar condições para nós trabalharmos e vendermos a nossa produção”, comentou.

Além de gêneros alimentícios e produtos de hortifruti, a feira deu oportunidade para artesãos comercializarem suas obras. Panos de prato, enfeites, bonecas e até artes em madeiras estão à venda na Feira da Lua. A artesã Rosemeri Bineck Kruczkiewicz, da Artes Mães e Filhas, elogiou a iniciativa do município em criar um espaço para venda de produtos. "A feirinha é uma grande oportunidade de mostrar os nossos artesanatos e melhorar a renda de muitos artesãos que até então não eram conhecidos", disse ela.

Após o sucesso da primeira edição da Feira da Lua a prefeitura já está organizando a próxima, que acontece nesta sexta-feira, dia 26. A feira está programada para acontecer durante o período natalino todas as sextas-feiras, a partir das 16 horas, na Praça da Paz. Porém o objetivo da prefeitura é estender a feira e manter ela fixa durante todo o ano. “Tivemos uma aceitação muito boa tanto de feirantes como de visitantes e com esse resultado positivo queremos manter a feira fixa, tornando uma tradição no município, que toda sexta-feira as pessoas possam ir para a praça realizar a compra de produtos locais”, finalizou o prefeito Maicon Grosskopf.