Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1293

Exames de Mamografia serão realizados a partir desta terça-feira

Por:

Atualizado em 29/07/2021 19:30

Exames de Mamografia serão realizados a partir desta terça-feira

Carreta do Sesi já está na cidade e irá realizar o exame em cerca de 190 mulheres que estavam aguardando. A unidade ficará por cerca de 2 semanas na cidade e é uma parceria com a empresa Glass House

Já está na cidade a Carreta do Sesi Cuide-se Mais. Esta carreta é uma unidade móvel do Sesi que circula diversos municípios realizando exames gratuitos para trabalhadores da indústria. Em Piên, a carreta veio através de uma parceria da Prefeitura Municipal e da empresa Glass House, e serão oferecidos gratuitamente exames de mamografia para a comunidade.

Durante os dias que a unidade irá ficar instalada em Piên deverão ser atendidas cerca de 190 mulheres com a realização de exames de mamografia. Estas mulheres, estavam na fila para a realização do exame, que agora deverá ser reduzida a zero. Segundo a chefe do agendamento da secretaria de Saúde, Caroline Massaneiro, a meta é realizar o exame em 32 mulheres por dia. “Todas as pacientes que irão realizar o exame foram avisadas e já está feito o agendamento. Serão atendidas as mulheres que possuíam requisição emitida durante todo o ano de 2020”, comentou.

O prefeito Maicon Grosskopf esteve nesta segunda-feira fazendo uma visita no local e conferindo as instalações da unidade. Ele lembrou a importância da parceria com a empresa Glass House para conseguir trazer o equipamento de saúde para a cidade. “Vamos colher o fruto de uma parceria com a empresa que se sensibilizou e está custeando todos os exames através do Sesi, isso é importante e a comunidade pienense só tem a agradecer”, frisou o prefeito.

A mamografia é um tipo de raio-x realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama. A compressão da mama é necessária para que o tecido da glândula mamária seja adequadamente espalhado e eventuais nódulos e microcalcificações revelem-se e o exame seja efetivo.

A Carreta do Sesi está instalada no Terminal Rodoviário, no centro da cidade. Para possibilitar esse atendimento, a prefeitura recuperou toda estrutura da rodoviária, com melhorias em limpeza e iluminação, e este local servirá de base de apoio a equipe que realizará os atendimentos durante os próximos dias.