Educação debate questões de segurança das unidades com servidores
A orientação da PM, é que nos casos de suspeita de qualquer situação ameaçadora, seja repassada as informações para polícia
Visando ampliar a segurança e reforçar as medidas de prevenção em todas as unidades de ensino, a Secretaria de Educação de Piên reuniu toda a comunidade escolar para debater medidas de proteção, reforçados principalmente pelos ataques em creches, escolas e colégios que vem sendo registrados no país e no mundo. O evento teve ainda a parceria da Polícia Militar e da Secretaria de Assistência Social.
Em palestra proferida a equipe de ensino, o comandante do destacamento da Polícia Militar de Piên, Sargento Klaumann, abordou métodos de segurança que ajudarão a prevenir possíveis ocorrências e o modo de agir em caso de ataques. “Precisamos estar atentos a uma série de fatores. Uma parcela significativa de quem faz este ato criminoso são alunos, os quais vão apresentando ao longo da vida escolar indícios que merecem atenção”, ressalta Klaumann, cobrando a participação dos pais. “Primeiramente em casa, os responsáveis têm que saber o que seus filhos pensam, ao que estão tendo acesso e com quem se relacionam. A distância da família é um fator preocupante e que respinga em toda sociedade”, alerta.
O comandante também destacou que a polícia tem intensificado o patrulhamento nas unidades de ensino. “Qualquer motivo de alarde a polícia deve ser acionada pelo 190 ou ainda pelo aplicativo de celular 190 PR. Estamos nos desdobrando para garantir a maior segurança possível e este tempo de resposta é primordial”, salienta Klaumann. Também foram repassados planos de ações práticos, citando exemplos que estão sendo adotados.
Para a secretária municipal de Educação, Clarice Fragoso, é extremamente prudente preparar os profissionais da educação para agir. “Espera-se que não haja necessidade de usar as técnicas, porém temos que estar atentos e preparar os profissionais para saber o que fazer no caso de uma ação de agressão ativa”, enfatiza Clarice, citando outros investimentos que estão sendo realizados. “Aumentamos o monitoramento, instalamos câmeras, alarmes e campainhas, além de estar finalizando, por meio de dispensa de licitação, a compra de outros itens para restringir o acesso de pessoas no ambiente escolar”, comenta.
Participando do evento, o prefeito Maicon Grosskopf ressaltou que a prefeitura vem tomando todas as medidas para minimizar possíveis ocorrências nas escolas. “Sou pai de aluna que está na rede municipal de ensino e estou na mesma situação de todos os pais que me procuram apreensivos. Por isso, reunimos nossa equipe para que em momentos como estes reforcemos os cuidados e nos mantenhamos vigilantes. Agradeço o empenho de toda comunidade escolar e tenho a certeza que com prudência, serenidade, ação e união de todos vamos superar este momento que nos angustia”, finaliza.