Depois de anos comunidade do Boa Vista não sofrerá falta de água

Novo poço já está em operação na Boa Vista e tem capacidade de bombeamento de 33 mil litros por hora.

Um dos grandes sofrimentos da comunidade de Boa Vista foi resolvido nesta semana. Há cerca de 5 anos os moradores vinham sofrendo com a falta de água, principalmente nos dias mais quentes. As cerca de 260 casas atendidas pela Associação de Água da Boa Vista contavam com apenas um poço que possui uma vazão muito baixa, cerca de 5 mil litros por hora. Estudos apontam que para cada 100 residências é necessária uma vazão de 4 mil litros por hora.

Depois de anos comunidade do Boa Vista não sofrerá falta de água

Ainda no ano passado um novo poço havia sido perfurado e, mesmo com todos os testes de qualidade e vazão realizados, ainda faltava a liberação do Instituto Água e Terra (IAT). Diante do agravamento da falta de água, a prefeitura buscou agilizar a utilização deste segundo poço, construindo a nova casa de tratamento e promovendo outros investimentos na ordem de R$ 50 mil. A associação também investiu mais R$ 30 mil na aquisição de materiais, enquanto que a Sanepar disponibilizou os equipamentos elétricos e a bomba.

Neste sábado o novo poço entrou em operação e já está abastecendo a comunidade. Este poço tem capacidade de vazão de 33 mil litros por hora e está interligado na rede existente. “Os resultados das análises apontaram que este poço aqui da Boa Vista é um dos que tem a água mais pura da cidade, sendo garantida a qualidade para nossos moradores”, disse o presidente da Associação de Água, Marcio Alves Domingos, agradecendo ao morador Valdir Vierne que fez a doação do terreno para construção do poço e cedeu momentaneamente a energia elétrica para ligação da estrutura. “Este apoio é muito importante e toda a comunidade é grata por este gesto”, enfatiza.

Para o prefeito Maicon Grosskopf o investimento na captação de água é uma das prioridades que vem sendo trabalhada em várias frentes. “Não podemos deixar nossos munícipes sem água, é inadmissível que após um longo dia de trabalho a pessoa chegue em casa e não tenha uma água para tomar um banho, cozinhar ou lavar uma roupa. Estamos enfrentando sérios problemas, mas conseguindo gradativamente avançar e ampliar este serviço essencial”, frisou o prefeito.

A prefeitura também vem executando investimentos na comunidade do Campo Novo, que atenderá o sistema do Pscheidt e levará água para o Milcheski. Em seguida, os serviços seguem para a comunidade do Quicé.