Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

Comitiva pienense busca novos recursos em Brasília

Comitiva pienense busca novos recursos em Brasília

Prefeito destaca a importância de buscar recursos junto à Capital Federal

A captação de recursos tem sido uma das grandes frentes de trabalho desenvolvidas pela prefeitura de Piên, em conjunto com a câmara de vereadores. Neste sentido, uma comitiva, liderada pelo prefeito Maicon Grosskopf, esteve na última semana em Brasília, apresentando novas demandas e buscando destravar convênios que estão com a tramitação em andamento.

Além do prefeito, a comitiva pienense teve ainda o vice-prefeito Pedro Geraldo Cavalheiro da Silva e os vereadores Eduardo Pires Ferreira, Joelcio Buba e Giomar da Rosa. Entre as pautas das reuniões com os deputados federais esteve a reivindicação de novos investimentos para a cidade. “Vistamos os parlamentares que compõem a bancada paranaense e apresentamos demandas em vários setores. Desde que assumimos a gestão, temos tido um apoio importante dos deputados e isso é fundamental para o desenvolvimento da cidade”, destaca o prefeito.

Paralelo a pleitear novos recursos, a agenda teve também o foco de liberar convênios que estão em tramitação na capital federal. “Temos desde obras à compra de veículos e maquinários que estão em análise pelos ministérios. São muitos detalhes até a liberação do recurso e a demanda de trabalho nestes locais é gigante, por isso estar lá reivindicando é essencial para avançarmos”, salienta o prefeito. Atualmente, o município conta com cerca de R$ 4 milhões em convênios que estão tramitando.

Outro compromisso na capital federal foi junto a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), onde Piên passa a integrar oficialmente. “É uma entidade de respeito e que defende os interesses das cidades, onde a população bate a porta e precisa ser atendida. Além disso, o rol de conhecimento e suporte que a CNM oferece é extremamente importante e que resultará em uma melhora significativa no avanço da administração”, enfatiza o vice-prefeito.

Além de buscar recursos foi realizado um estreitamento entre a secretaria de Saúde do Município e o Ministério de Saúde. Para isso a Assessora de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Fabíula Gabrielli Sura, acompanhada da Assessora Jurídica da prefeitura, Leticia Aparecida Fuerst, realizaram visita institucional no Ministério de Saúde, mais especificamente a Secretaria de Atenção Primária, para tratar de assuntos importantes como os indicadores de saúde do município de Piên frente ao Previne Brasil que é o novo modelo nacional de financiamento do SUS, transferência e gestão de recursos do Fundo Nacional de Saúde, além do credenciamento de Equipes da Saúde da Família e a solicitação de novas vagas para Agentes Comunitárias de Saúde visando o preenchimento de áreas descobertas nas comunidades do município, bem como, o repasse federal do novo piso salarial das ACS.

O presidente da câmara de vereadores, Eduardo Pires Ferreira, ressalta que a visita aos deputados e ministérios é fundamental para concretizar projetos importantes. “Quem não é visto não é lembrado e em toda viagem garantimos a liberação de recursos ou mesmo novos compromissos dos parlamentares. A câmara tem sido aliada neste processo, o que é um importante diferencial”, conclui.