Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

Clube do Livro promove atividade externa e fortalece saúde mental de adolescentes

Clube do Livro promove atividade externa e fortalece saúde mental de adolescentes

Clube do Livro realizou uma atividade externa voltada à fotografia, à valorização do patrimônio local e ao fortalecimento dos vínculos entre os adolescentes

Na última sexta-feira, os participantes do Clube do Livro de Piên realizaram uma atividade externa voltada à fotografia, à valorização do patrimônio local e ao fortalecimento dos vínculos entre os adolescentes. A ação integrou a programação do mês de junho e levou o grupo para conhecer pontos turísticos e históricos da região, unindo literatura, cultura e contato com o território.

Durante o passeio, os adolescentes visitaram a Cachoeira Fuchs, a Capela da Fazenda Repal, o aeródromo de Piên e a Pedra do Vermelhinho. A proposta foi incentivar um novo olhar sobre a história, as paisagens e as origens da região, utilizando a fotografia como forma de expressão artística e de registro da experiência.

A atividade faz parte do cronograma mensal do Clube do Livro, que desde setembro de 2024 reúne adolescentes do município para a leitura de uma obra literária, debates sobre temas relevantes e o desenvolvimento de diferentes atividades culturais e artísticas. Neste mês, o grupo está concluindo a leitura do livro Os Ares de Luisa, da autora Natália Marques, tendo como tema central o amor.

Mais do que um espaço de incentivo à leitura, o Clube do Livro desempenha um importante papel na promoção da saúde mental dos adolescentes. Por meio das rodas de conversa, discussões sobre os temas abordados nas obras e das atividades em grupo, o projeto favorece o fortalecimento dos vínculos, o acolhimento, a escuta e a convivência saudável entre os participantes.

O Clube do Livro é coordenado pelo psicólogo Rafael Sallet e pela agente comunitária de saúde Leila Batista, oferecendo aos adolescentes um ambiente de diálogo, reflexão, criatividade e desenvolvimento pessoal, onde a literatura se torna uma ferramenta para estimular o autoconhecimento, a expressão de sentimentos e a construção de relações de confiança.

 Clube do Livro promove atividade externa e fortalece saúde mental de adolescentes