Aguarde, carregando...

Por:

Atualizado em 17/01/2022 05:06

Cerca de 70 jovens receberam dispensa do Serviço Militar

Durante o ato os jovens fizeram o juramento à bandeira e receberam o CDI, Certificado de Dispensa de Incorporação

A Junta do Serviço Militar de Piên realizou na última sexta-feira, dia 10, a solenidade de dispensa do Serviço Militar dos jovens que estavam alistados, nascidos no ano de 2003. Após a solenidade de Juramento à Bandeira, foi efetuada a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação, CDI, aos jovens da classe de 2003, que homologaram seus alistamentos em tempo para à cerimônia.

Cerca de 70 jovens receberam dispensa do Serviço Militar

A solenidade, organizada pela Junta do Serviço Militar (JSM) com a presença do Chefe do Posto de Recrutamento e Seleção, Major Fabio Artner, foi realizada no Ginásio de Esportes Claudio de Oliveira Mendes e contou com a presença do presidente da Junta Militar de Piên, prefeito Maicon Grosskopf, do vice-prefeito Pedrinho da Silva, e autoridades municipais. Também participou da solenidade o secretário da Junta Militar de Piên, Nelson Simões, o 1º Tenente Juliano Araujo Barbosa, a secretária da Junta de Serviço Militar de Pinhais e Secretária da 2ª e 5ª Delegacias do Serviço Militar, Ediane Wunderlich, além de demais integrantes do Posto de Recrutamento e Mobilização.

Durante o ato formal os jovens realizaram o juramento à bandeira, prometendo guardar e fazer guardar a Constituição e as leis da República, servir as Forças Armadas e cumprir os deveres militares. Os jovens, de mãos erguidas, ainda repetiram as seguintes palavras durante o juramento “Juro defender a minha Pátria e estar sempre pronto a lutar pela sua liberdade e independência, mesmo com o sacrifício da própria vida”.

O Major Fabio Artner destacou a importância da juventude na sociedade enaltecendo e encorajando os jovens a serem transformadores do local onde vivem. “Vocês são o futuro do nosso país, são capazes de transformar e melhorar a comunidade em que vivem”, falou. O Major entende que muitos jovens teriam a vontade de servir à pátria, mas podem fazer de diversas formas, não sendo somente dentro do Serviço Militar. “Vocês podem servir à comunidade de diversas formas, seja através de concursos públicos ou mesmo realizando ações dentro da comunidade onde vocês vivem”, falou.

Cerca de 70 jovens receberam dispensa do Serviço Militar

De acordo com o Prefeito é uma responsabilidade que os jovens assumem, pois se alistar é um orgulho para a nação brasileira. “Este momento é muito importante na vida de qualquer cidadão que assumem um compromisso perante a Pátria”, falou Maicon.

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Todos os brasileiros do sexo masculino são obrigados a realizar o Alistamento Militar no ano em que completarem 18 anos de idade. O cidadão ficará à disposição da nação até o dia 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.