Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1293

Castramóvel irá realizar castração de 980 animais

Por:

Atualizado em 23/09/2021 12:43

Castramóvel irá realizar castração de 980 animais

Para utilizar o serviço, o tutor do animal deverá procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para realizar o cadastro e o agendamento do serviço

 

Após um trabalho intenso da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Castramóvel de Piên irá entrar em funcionamento. Neste primeiro momento, será realizada a castração de 980 cães e gatos do município. Mas antes de colocar o projeto em prática foi necessário todo um trabalho burocrático por parte da prefeitura para a contratação do serviço de castração, onde uma clínica veterinária credenciada irá realizar o trabalho.

O Castramóvel é um veículo especialmente adaptado para percorrer os bairros, com técnicos que efetuarão a castração gratuita de cães e gatos. O projeto será um importante instrumento para garantir a proteção e o bem estar dos animais e, em consequência, das pessoas.

Para utilizar o serviço, o tutor do animal deverá procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para realizar o cadastro e o agendamento do serviço. No dia e hora marcado o tutor deverá levar o animal até o local de castração, e aguardar o período em que o animal passa pelo procedimento. No mesmo dia o cão ou gato é liberado e recebe as orientações e medicamentos referentes ao pós operatório. “Temos uma série de informações que passamos ao tutor na hora da realização do agendamento, tanto cuidados com o pré operatório como após a cirurgia”, frisou o secretário de Agricultura, Carlos Magon.

Neste primeiro momento o objetivo da prefeitura é atender as Ong’s e as famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único da Assistência Social. “Serão priorizados estes grupos na hora do agendamento, porém toda a comunidade poderá buscar o serviço de castração municipal”, comentou Carlos. Os agendamentos são feitos na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a partir desta quarta-feira, sempre das 8h às 12h, onde uma médica veterinária estará à disposição para realizar o cadastramento e sanar as dúvidas.

A primeira comunidade a receber os serviços do Castramóvel é a comunidade central, onde no dia 7 de agosto o veículo estará na rodoviária prestando os atendimentos. “Para isso pedimos atenção para todos os moradores do Centro que desejam utilizar o serviço para que vão até a secretaria de Agricultura preencher o cadastro e agendar a castração do seu animalzinho”, pediu o secretário.

Em agosto o Castramóvel estará atendendo na comunidade de Avencal, em setembro Trigolândia e outubro novamente em Trigolândia, Palmitos, Monjolinho e Fragosos. Em novembro será a vez da comunidade de Lageado, Picacinho e Povinho e para encerrar o ano em dezembro serão atendidas as comunidades de Aterrado Alto, Cachoeirinha e Campina dos Crespins.

Colocar o Castramóvel em funcionamento é um dos compromissos da administração municipal no tocante ao controle populacional de cães e gatos na cidade. “Existem doenças que passam dos animais para os seres humanos e a procriação descontrolada e irresponsável só piora isso. Então, o castramóvel vem como carro-chefe no controle da reprodução e também o aumento das doenças na população”, destaca o prefeito.

 

Confira o calendário do castramóvel

07 de agosto – Centro

28 de agosto – Avencal

18 de setembro – Trigolândia

09 de outubro – Trigolândia

30 de outubro – Palmitos, Monjolinho, Fragosos

20 de novembro – Lageado, Picacinho, Povinho

11 de dezembro – Aterrado Alto, Cachoeirinha, Campina dos Crespins

15 de janeiro – Campina dos Maia, Boa Vista

05 de fevereiro – Poço Frio dos Souza e Poço Frio dos Moreira

26 de fevereiro – Gramados

19 de março – Campo Novo, Vermelinho

09 de abril – Quicé

09 de abril – Mosquito e Letreiro.