Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

Agricultores poderão ter linha de crédito diferenciada

Agricultores poderão ter linha de crédito diferenciada

Prefeitura busca possibilidades para que produtor consiga recursos para aquisição de equipamentos com taxas de juros mais baixas

A secretaria de Agricultura de Piên está procurando auxiliar o produtor rural para conseguir linhas de créditos mais baixa para a aquisição de equipamentos. Para isso o secretário de Agricultura Carlos Magon, e o secretário de Governo Josnei Grosskopf estiveram reunidos com representantes da Agência do Sicoob Credinorte de Piên.

Uma das dificuldades encontradas pelo agricultor de Piên é quanto a instabilidade do sistema de energia elétrica da região. “Principalmente o produtor de fumo, sofre muito com a queda de energia”, comentou Carlos. Segundo ele, esta instabilidade acaba causando prejuízos e faz com a produção não consiga nem mesmo ser comercializada.

A prefeitura de Piên tem feito neste início de ano inúmeras visitas a lideranças estaduais e até mesmo a direção da Copel para resolver este problema que se arrasta ao longo dos anos. Uma das formas para minimizar essa situação, está em facilitar o acesso do produtor rural à aquisição de gerador próprio de energia. Atualmente modelos funcionais que atendam a até 2 estufas devem chegar próximo a casa dos R$7 mil, e as vezes o produtor não tem o dinheiro a vista para fazer o investimento.

Em reunião com a gerente da agência do Sicoob Credinorte de Piên, Patrícia Cunha Friedrich,
foi apontada a possibilidade de fazer uma linha de crédito em que o produtor consiga, a juros mais baixo, emprestar o dinheiro para a aquisição do gerador e pagar anualmente após a venda da colheita. “O investimento em um gerador próprio é extremamente viável e em pouco tempo se paga, uma vez que o produto terá mais qualidade e melhor preço de venda”, falou o secretário.

A ideia é realizar um projeto contemplando a aquisição do gerador, modelo à diesel, e incluir no pacote ainda o painel de controle, a instalação e a manutenção do equipamento. “Queremos que seja feita uma oferta para que o produtor receba o gerador em sua propriedade instalado e funcionando”, frisou o secretário de Governo Josnei Grosskopf.

A gerente da agência, explicou que existem alguns programas exclusivos para o agricultor, porém, uma das dificuldades encontradas é referente a documentação. “Muitas propriedades não tem a documentação atualizada e isto dificulta na hora de conseguir empréstimos a longo prazo”, disse Patrícia. Segundo ela, a cooperativa vai estudar uma possibilidade para atender o produtor com uma linha de crédito que ofereça taxas de juros menores, porém é importante o produtor buscar a regularização do seu imóvel. “Se conseguirmos fazer o pagamento em menos tempo podemos estudar uma taxa menor que a oferecida atualmente”, disse ela, explicando que nos programas atuais o banco apenas faz a operação do empréstimo. Já caso consiga fazer em menos pagamentos a instituição poderá fazer o empréstimo com recursos próprios. Neste momento, a cooperativa busca ainda uma linha que permita o empréstimo mesmo o agricultor não obtendo toda a documentação exigida em outros contratos.

Para o prefeito Maicon Grosskopf, esse incentivo é importante para garantir um melhor preço final principalmente ao produtor de tabaco. O prefeito ainda explica que está buscando solução junto a Copel para estabilizar o sistema de energia da cidade, mas reconhece que é uma tarefa um tanto quanto difícil de conseguir. “Se a gente enquanto prefeitura pudesse subir num poste e arrumar a luz faríamos, mas infelizmente não é cargo da prefeitura o fornecimento de energia elétrica”, disse o prefeito.