16ª Conferência Municipal de Saúde de Piên reúne comunidade para fortalecer as políticas públicas de saúde
Evento contou com participação de representantes de diversas áreas da comunidade
A 16ª Conferência Municipal de Saúde de Piên foi realizada na última terça-feira, 24 de junho, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e representantes da gestão pública em um importante espaço de diálogo e construção coletiva. O encontro teve como objetivo debater propostas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município e definir diretrizes que representarão Piên na etapa estadual da Conferência de Saúde.
Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil", a conferência promoveu debates voltados ao aperfeiçoamento da saúde pública e ao fortalecimento da participação social na construção das políticas do SUS.
As discussões foram organizadas em quatro eixos temáticos: Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional; Financiamento adequado e suficiente para o SUS; Valorização do trabalho e da educação em saúde; e Gestão do SUS e participação social. Os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater cada tema e elaborar propostas voltadas às esferas municipal, estadual e nacional.
Ao todo, foram construídas seis propostas, que posteriormente foram apresentadas em plenária, debatidas e aprovadas pelos delegados presentes. As propostas escolhidas representarão o município de Piên na etapa estadual da Conferência de Saúde, contribuindo para a construção de políticas públicas em âmbito mais amplo.
Outro momento importante da conferência foi a eleição das entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde para o mandato 2027–2030. Representando os usuários do SUS, foram eleitas a Paróquia Nossa Senhora das Graças, a Associação de Moradores de Poço Frio, a Associação de Moradores de Lageado e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na representação dos prestadores de serviços, foi eleito o Hospital Santa Casa de Piên. Já os trabalhadores da saúde serão representados pelo COREN e pelo CRO, enquanto a gestão pública terá como representantes a diretora de Saúde e a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS).
A secretária de Saúde, Mayara Grosskopf, destacou que a conferência é um momento essencial para ouvir a população e planejar o futuro da saúde no município. "A Conferência Municipal de Saúde é um dos principais espaços de participação social dentro do SUS. É aqui que usuários, profissionais, prestadores de serviços e gestores têm a oportunidade de discutir as necessidades da nossa população e construir, juntos, propostas que contribuam para fortalecer a saúde pública. Esse diálogo é fundamental para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais qualificado, humano e eficiente", afirmou.

A realização da 16ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso da Prefeitura de Piên com a participação popular, o controle social e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, consolidando um espaço democrático para a construção de políticas públicas cada vez mais eficientes, inclusivas e voltadas às necessidades da população.