Aguarde, carregando...

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

16ª Conferência Municipal de Saúde de Piên reúne comunidade para fortalecer as políticas públicas de saúde

16ª Conferência Municipal de Saúde de Piên reúne comunidade para fortalecer as políticas públicas de saúde

Evento contou com participação de representantes de diversas áreas da comunidade

A 16ª Conferência Municipal de Saúde de Piên foi realizada na última terça-feira, 24 de junho, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e representantes da gestão pública em um importante espaço de diálogo e construção coletiva. O encontro teve como objetivo debater propostas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município e definir diretrizes que representarão Piên na etapa estadual da Conferência de Saúde.

Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil", a conferência promoveu debates voltados ao aperfeiçoamento da saúde pública e ao fortalecimento da participação social na construção das políticas do SUS.

As discussões foram organizadas em quatro eixos temáticos: Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional; Financiamento adequado e suficiente para o SUS; Valorização do trabalho e da educação em saúde; e Gestão do SUS e participação social. Os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater cada tema e elaborar propostas voltadas às esferas municipal, estadual e nacional.

Ao todo, foram construídas seis propostas, que posteriormente foram apresentadas em plenária, debatidas e aprovadas pelos delegados presentes. As propostas escolhidas representarão o município de Piên na etapa estadual da Conferência de Saúde, contribuindo para a construção de políticas públicas em âmbito mais amplo.

Outro momento importante da conferência foi a eleição das entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde para o mandato 2027–2030. Representando os usuários do SUS, foram eleitas a Paróquia Nossa Senhora das Graças, a Associação de Moradores de Poço Frio, a Associação de Moradores de Lageado e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na representação dos prestadores de serviços, foi eleito o Hospital Santa Casa de Piên. Já os trabalhadores da saúde serão representados pelo COREN e pelo CRO, enquanto a gestão pública terá como representantes a diretora de Saúde e a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS).

A secretária de Saúde, Mayara Grosskopf, destacou que a conferência é um momento essencial para ouvir a população e planejar o futuro da saúde no município. "A Conferência Municipal de Saúde é um dos principais espaços de participação social dentro do SUS. É aqui que usuários, profissionais, prestadores de serviços e gestores têm a oportunidade de discutir as necessidades da nossa população e construir, juntos, propostas que contribuam para fortalecer a saúde pública. Esse diálogo é fundamental para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais qualificado, humano e eficiente", afirmou.

16ª Conferência Municipal de Saúde de Piên reúne comunidade para fortalecer as políticas públicas de saúde

A realização da 16ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso da Prefeitura de Piên com a participação popular, o controle social e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, consolidando um espaço democrático para a construção de políticas públicas cada vez mais eficientes, inclusivas e voltadas às necessidades da população.