Aguarde, carregando...

Alto contrastecontrast

Texto text_decrease text_increase

gabinete@pien.pr.gov.br 41 3632-1136

Piên promove ações da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Piên promove ações da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A iniciativa reforça o trabalho integrado entre as políticas públicas de saúde e assistência social

De 1º a 8 de fevereiro, o município desenvolveu ações alusivas à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei nº 13.798/2019, com o objetivo de ampliar a informação, o diálogo e a conscientização sobre a importância da prevenção e do planejamento reprodutivo entre adolescentes.

A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CRAS, reforçando o trabalho integrado entre as políticas públicas de saúde e assistência social. Como parte da programação, foi promovida uma palestra educativa, abordando temas como saúde sexual e reprodutiva, prevenção da gravidez não planejada e os impactos dessa realidade na vida dos jovens.

Durante a atividade, foram destacados os riscos à saúde associados à gravidez na adolescência, como maior probabilidade de complicações durante a gestação e o parto, anemia, hipertensão, parto prematuro e baixo peso do bebê ao nascer, além de impactos emocionais e psicológicos tanto para a mãe quanto para a criança.

Também foram debatidos os impactos sociais, que incluem a evasão escolar, dificuldades de inserção no mercado de trabalho, dependência financeira, aumento da vulnerabilidade social e mudanças significativas no projeto de vida dos adolescentes.

A palestra foi conduzida pela enfermeira Vanessa Raut Ferreira Müller e pela assistente social da saúde, Elizabete Miki Uchino, que reforçaram a importância do acesso à informação de forma responsável, acolhedora e sem julgamentos, incentivando o autocuidado, o diálogo familiar e a tomada de decisões conscientes.

Durante as orientações, foi lembrado que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente diversos métodos contraceptivos, como preservativos, pílulas anticoncepcionais, injetáveis, DIU, implante subdérmico (a partir dos 14 anos) e a pílula do dia seguinte, além de atendimento sigiloso e gratuito nas Unidades Básicas de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que ações como essa são fundamentais para prevenir a gravidez precoce, reduzir riscos à saúde, fortalecer a autonomia dos adolescentes e promover mais oportunidades de educação, desenvolvimento e qualidade de vida.