Covid-19 - Informações Sobre as Vacinas
Saiba mais sobre as vacinas que estão sendo utilizadas em Piên
Até o momento, o município de Piên está utilizando as vacinas:
CoronaVac/Sinivac/Butantan,
AstraZeneca/Oxford/Fiocruz,
Pfizer/BioNtech/Comirnaty
Janssen/Cilag
CoronaVac/Sinivac/Butantan
Qual a principal vantagem/benefício dessa vacina?
A vantagem da CoronaVac comparada a outras vacinas é a logística de armazenamento e distribuição, já que a temperatura de conservação exigida é entre 2 e 8°C, média que os freezers disponíveis no Brasil utilizam para outras vacinas.
Para que este medicamento é indicando?
A vacina adsorvida covid-19 (inativada) é indicada para imunização ativa para prevenir casos de COVID19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, em indivíduos com 18 anos ou mais que sejam suscetíveis ao vírus.
Quais os potenciais riscos e/ou efeitos adversos da vacina?
Os efeitos mais comuns apresentados após a vacina foram: dor no local da aplicação e dor de cabeça após a primeira dose. Entre os efeitos mais incomuns estão vômitos, falta de ar, dor abdominal, tontura, perda de apetite, pressão arterial elevada e inchaço.
Quando não usar este medicamento?
Você não deve ser vacinado se tem ou já teve alergia a algum componente da vacina adsorvida covid-19 (inativada). Se você estiver com alguma doença aguda ou com febre ou início agudo de doenças crônicas não controladas no momento da vacinação.
Quanto tempo após a infecção por covid-19 posso receber a vacina?
Orienta-se aguardar a melhora dos sintomas. A vacina poderá ser aplicada após 7 dias sem sintomas agudos, com exceção de perda do paladar (ageusia) e perda do olfato (anosmia), pois são manifestações que tendem a prolongar-se por mais tempo.
Link para mais informações: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/janeiro/23/segundo-informe-tecnico- 22-de-janeiro-de-2021.pdf
Como foi avaliado a eficácia desta vacina?
A eficácia desta vacina foi demonstrada em um esquema contendo 2 doses com intervalo de 2 a 4 semanas. Para prevenção de casos sintomáticos de covid-19 que precisaram de assistência ambulatorial ou hospitalar a eficácia foi de 77,96%. Não ocorreram casos graves nos indivíduos vacinados, contra 7 casos graves no grupo placebo.
AstraZeneca/Oxford/Fiocruz
Como foi avaliado a eficácia desta vacina?
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (2021) e os estudos realizados, “a primeira dose da vacina já garante eficácia geral de 76%, dos 22 aos 90 dias após a aplicação, uma informação importante que pode subsidiar decisões dos planos de vacinação, já que o número de vacinas disponível ainda é escasso em todo o mundo. Depois desse período, com uma segunda dose de reforço, a eficácia da vacina sobe para 82,4%, confirmando os dados da produção de anticorpos já descritos anteriormente. Para casos mais graves da doença, a eficácia foi de 100%, uma vez que não houve internações hospitalares.”
Para que este medicamento é indicando?
Vacina covid-19 (recombinante) é indicada para a imunização ativa de indivíduos a partir de 18 anos de idade para a prevenção da doença do coronavírus 2019 (COVID-19).
Quando não usar este medicamento?
Você não deve receber a vacina covid-19 (recombinante) se você já teve uma reação alérgica grave ao princípio ativo ou a qualquer dos ingredientes da vacina covid-19 (recombinante). Os sinais de uma reação alérgica podem incluir erupção cutânea (manchas vermelhas na pele) com coceira, falta de ar e inchaço da face ou da língua.
Quais os potenciais riscos e/ou efeitos adversos da vacina?
A maioria dos efeitos colaterais são de natureza leve a moderada, sendo considerados mais comuns aqueles como dor no local de aplicação, enjoos, dor de cabeça, febre e sintomas semelhantes aos de um resfriado.
Pfizer/BioNtech/Comirnaty
Para que este medicamento é indicado?
Comirnaty é uma vacina para prevenir a doença COVID-19 provocada pelo vírus SARS-CoV-2 em indivíduos com idade igual ou superior a 12 anos.
Quando não devo usar este medicamento?
Comirnaty não deve ser administrada em pessoas que tenham apresentado reação alérgica (hipersensibilidade) aos componentes dessa vacina.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Como todas as vacinas, a Comirnaty pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestam em todas as pessoas.
Reações muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor e inchaço no local de injeção, cansaço, dor de cabeça, diarreia, dor muscular, dor nas articulações, calafrios e febre.
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): vermelhidão no local de injeção, náusea e vômito.
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): aumento dos gânglios linfáticos (ou ínguas), reações de hipersensibilidade [por exemplo, erupção cutânea (lesão na pele), prurido (coceira), urticária (alergia da pele com forte coceira), angioedema (inchaço das partes mais profundas da pele ou da mucosa)], diminuição de apetite, dor nos membros (braço), insônia, letargia (cansaço e lentidão de reações e reflexos), hiperidrose (suor excessivo), suor noturno, astenia (fraqueza, cansaço físico intenso), sensação de mal estar e prurido no local de injeção.
Reação rara (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes): paralisa facial aguda.
Janssen/Cilag
Para que este medicamento foi indicado?
Vacina covid-19 (recombinante) é indicada para imunização ativa para prevenir a COVID-19 causada por SARS-CoV-2 em indivíduos com 18 anos de idade ou mais.
O uso desta vacina deve estar de acordo com as recomendações oficiais.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser usado se você é alérgico à substância ativa ou a qualquer um dos outros componentes desta vacina (listados na seção “COMPOSIÇÃO”).
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Como todas as vacinas, a vacina covid-19 (recombinante) pode causar efeitos secundários, embora nem todas as pessoas os tenham. A maioria dos efeitos colaterais ocorre em 1 ou 2 dias após a vacinação.
Procure atendimento médico imediatamente se dentro de 3 semanas após a vacinação você tenha um dos seguintes sintomas:
Dores de cabeça fortes ou persistentes, visão turva, alterações do estado mental ou convulsões; desenvolver falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor nas pernas ou dor abdominal persistente; notar hematomas incomuns ou manchas arredondadas na pele fora do local de vacinação.
Procure atendimento médico urgente se tiver sintomas de uma reação alérgica grave. Essas reações podem incluir uma combinação de qualquer um dos seguintes sintomas:
Sensação de desmaio ou tontura; mudanças no seu batimento cardíaco; falta de ar; respiração ofegante; inchaço dos lábios, rosto ou garganta; urticária ou erupção na pele; náusea ou vômito; dor de estômago.
Os seguintes efeitos colaterais podem acontecer com esta vacina.
Muito comum: podem afetar mais de 1 em 10 pessoas; dor de cabeça; náusea; dores musculares; dor no local da injeção; sensação de muito cansaço.
Comum: podem afetar até 1 em 10 pessoas; vermelhidão no local da injeção; inchaço no local da injeção; arrepios; dor nas articulações; tosse; febre.
Incomum: podem afetar até 1 em 100 pessoas, irritação na pele; fraqueza muscular; dor no braço ou perna; sensação de fraqueza; sensação de indisposição geral; espirros; dor de garganta; dor nas costas.
FONTES:
Bula CoronaVac/Sinivac/Butantan disponível em: https://vacinacovid.butantan.gov.br/bulas
Perguntas e respostas disponíveis em: https://vacinacovid.butantan.gov.br/perguntas-e-respostas
Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 – Informe Técnico: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/janeiro/23/segundo-informe-tecnico-22-de-janeiro-de-2021.pdf
Bula Pfizer/BioNtech/Comirnaty: https://www.pfizer.com.br/sites/default/files/inline-files/Comirnaty_Paciente_12.pdf
Bula Janssen/Cilag: https://www.janssen.com/brasil/sites/www_janssen_com_brazil/files/prod_files/live/vacina_covid-19_recombinante_pub_vp.pdf
Atualizado em 22/07/2021.