Secretaria Municipal de Saúde de Piên trabalha com grupo antitabagismo

Moradores de Piên que têm interesse em parar de fumar podem participar do Grupo Antitabagismo, que tem reuniões todas as quartas-feiras na Praça da Paz.

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Secretaria Municipal de Saúde de Piên trabalha com grupo antitabagismo

O hábito de fumar antes disseminado como ato de prazer, tornou-se questão de saúde pública. Apesar de serem amplamente conhecidos os prejuízos do fumo á saúde, o mesmo persiste como uma das principais causas evitáveis de morte no mundo. O Grupo Antitabagismo criado pela Secretaria Municipal de Saúde de Piên tem o intuito de reduzir a prevalência de fumantes e a morbilidade das doenças do tabaco, pautado em diversas estratégias, como a promoção e apoio á cessação de fumar.

O grupo, realizou seu primeiro encontro nesta quarta-feira, e tem como objetivo elaborar um plano de ação para a prevenção e redução da prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

Tratamento oferecido pela saúde municipal, o grupo tem o intuito de ajudar todas às pessoas que têm interesse em parar de fumar e orientar fumantes e familiares quanto á ação do cigarro, principalmente as reações da dependência química da nicotina.

“Sabemos o quão difícil é para uma pessoa que fumou por vários anos tomar essa decisão e é por isso que a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando um profissional e algumas métricas para ajudar. O mais importante é dar o primeiro passo, a pessoa deve tomar essa decisão consciente de que não será fácil, mas com persistência ela alcançará seu objetivo” comentou o Secretario Municipal de Saúde Jair Batista.

Os encontros estão sendo realizados todas as quartas-feiras na praça da paz, no centro da cidade e ocorrerão no horário das 13 até às 15 horas e é aberto para todos os moradores de Piên que têm interesse em parar de fumar. Interessados a participar do grupo podem entrar em contato na Secretaria Municipal de Saúde através do telefone (41) 3632-1291 para mais informações.