Secretaria Municipal de Saúde de Piên deu início a campanha de vacinação contra Influenza dia 10 de abril

Secretaria de Saúde tem cronograma especial para a campanha de vacinação.

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

Os Vírus Influenza sazonais circulam causando doenças em humanos anualmente. Em regiões de climas temperados os casos de influenza tendem a ocorrer sazonalmente nos meses de inverno, disseminando de pessoa a pessoa por meio de espirros, tosses ou contato com superfícies contaminadas.

Objetivando combater a disseminação do vírus a Secretaria Municipal de Saúde de Piên está realizando a campanha de vacinação contra influenza, que teve início no dia 10/04 e finaliza no dia 31/05. Durante os dias 10 a 18 de abril a campanha atendeu apenas o público alvo das gestantes, puérperas e crianças menores de 6 anos. Seguindo para os demais grupos dia 22 de abril, sendo eles, idosos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população carcerária e os funcionários do sistema prisional.

O dia principal da campanha acontece dia 04 de maio, denominado como o “Dia D”, onde os profissionais da saúde reunirão esforços para alcançar o maior número de pessoas, atendendo todas as localidades juntamente com o centro da cidade, tendo como meta vacinar mais de 2 mil pienenses durante a campanha.

O Secretário Municipal de Saúde Jair Batista de Souza destaca a importância da campanha “A campanha de vacinação contra a Influenza é realizada anualmente durante os meses que antecedem o inverno, com objetivo de combater o vírus causador da gripe, pois é nesse período que temos o maior número de incidência de pacientes que apresentam os sintomas de ter contraído o mesmo. Trabalhamos em cima de um público alvo, pois são as pessoas que tem maior facilidade de contrair o vírus e buscamos orientar nossos pacientes quanto aos cuidados que devemos ter para nos prevenir”, finaliza Jair.