Secretaria de Assistência social de Piên realiza conferência

A Secretaria de Assitência Socila e Defesa Civil de Piên realizou na tarde desta terça-feira a 12ª Conferência Democrática com a temática Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social.

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Secretaria de Assistência social de Piên realiza conferência

A 12ª Conferência da Assistência Social aconteceu nas dependências do CRAS, no bairro de Avencal. Para iniciar os trabalhos a mesa de autoridades foi composta pelo Prefeito João Padeiro, Presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Pires Ferreira, Secretária de Assistência Social e Defesa Civil Carla de Fátima Rudnick Mendes, representante do Conselho Municipal de Assistência Social Scheila Fuerst Schroth e pela representante dos usuários da política de assistência social Norilda do Carmo Pereira. Dando sequência, a advogada de carreira da Prefeitura, Katia Nenevê fez a leitura do Regimento Interno que foi aprovado em votação na sequência.

Secretaria de Assistência social de Piên realiza conferênciaAinda, para proporcionar maior conhecimento para os participantes, o assistente social Uilson José Gonçalvez realizou uma palestra abordando o tema da conferência, que oportuniza um debate abrangente, capaz de acolher todas as questões que afetam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e sua capacidade de garantir proteção como responsabilidade pública.

As conferências acontecem a cada dois anos. Esta, realizada nesta terça-feira é o início do processo, onde, é reunido pequenos grupos para discutir ações para aperfeiçoar a política de assistência social do município, estado e nação. Também foi eleito uma pessoa para representar a cidade na Conferência Estadual, que acontecerá em Curitiba, nos dias 30 e 31 de outubro deste ano, onde também serão elencadas propostas para a próxima fase que é a nacional.

A secretária de assistência Social e Defesa Civil de Piên comenta que a conferência é uma grande oportunidade para poder ouvir e debater políticas públicas importantes. “É muito valioso fazer parte dessa classe trabalhadora que luta e defende os direitos de todos nós. A assistência social não é apenas para as famílias de baixa renda. O acesso à assistência social é para todos, é no CRAS do nosso município que trabalhamos a proteção básica, orientações, benefícios eventuais e o mais importante: a prevenção contra riscos de vulnerabilidade social. Precisamos acolher desde os mais pequenos até os idosos. É prevenindo que construímos um futuro melhor. Vamos lembrar que a política pública de hoje vai nos trazer resultados amanhã, e todos podemos precisar da Assistência Social um dia”, Finaliza.