Sarampo volta a preocupar a região

Profissionais de saúde da atenção básica e unidade hospitalar recebem orientações sobre o sarampo

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Sarampo volta a preocupar a região

A vigilância em Saúde promoveu no dia 19/11/2019 uma capacitação direcionada para os profissionais de saúde da atenção básica e da área hospitalar sobre atualizações do Sarampo, ministrada pelo médico sanitarista, Dr Mauro da 2ª Regional de Saúde Metropolitana. O tema em questão teve como objetivo enfatizar orientações e condutas frentes ao surto de sarampo que está acontecendo.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, transmitida pelas vias aéreas, extremamente contagiosa e com riscos de complicações graves.

Diante da situação atual relacionada ao sarampo, é de extrema importância a atualização dos profissionais para o adequado atendimento em tempo oportuno e assim evitar complicações graves.  Vale ressaltar, que também é de extrema importância a conscientização da população sobre a vacinação, como medida preventiva. Estamos com uma cobertura vacinal e uma procura muito baixa da vacina, o que pode implicar no aumento de chances do surgimento de casos de sarampo no município, uma vez que várias cidades vizinhas já tem casos confirmados.

Na oportunidade, no período da tarde, aconteceu também uma atualização sobre declarações de óbitos, ministrada pela enfermeira Lyriane Bruneri Secco, da 2ª Regional de Saúde. Além, da participação dos profissionais de saúde, também, contou com a presença de representante do cartório do município.