Regularização Fundiária Rural avança para próxima etapa em Piên

O cadastramento para e Regularização Fundiária Rural, por meio do Programa Minha Terra Paraná, promovido pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), foi realizado no início do ano passado, e desde lá vêm sendo realizados os objetivos do programa em etapas, agora iniciará a medição das propriedades cadastradas em diferentes localidades do município.

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Regularização Fundiária Rural avança para próxima etapa em Piên

Nesta semana iniciaram-se as medições das propriedades. Topógrafos da empresa Arpia Projetos e Construtoria iniciaram os trabalhos nas localidades de Aterrado Alto e Mosquito, e darão sequência para as comunidades vizinhas, até passarem por todas as localidades de Piên.

Para que os topógrafos possam realizar o trabalho, é necessário que o proprietário e os confrontantes da propriedade assinem um Termo de Anuência dos Confrontante, declarando que não existe nenhuma disputa ou discordância sobre os limites comuns existentes, pois, para ser atendido por este programa, a propriedade não pode ter nenhum processo judicial.

No início, quando foi feito o cadastro, em torno de 200 proprietários manifestaram interesse para realizar a regularização de suas terras, mas no decorrer, tiveram mais pessoas interessadas, as quais também efetuaram o cadastro posteriormente e serão atendidas. “Ainda temos a opção de estar cadastrando novas propriedades, no caso daqueles que não fizeram o cadastro ano passado e que agora têm interesse em participar do programa, desde que atendam os pré-requisitos. Estes cadastros que forem realizados agora, ficaram aguardando uma segunda chamada” Explica o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Piên Moacir Gravi Gonçalves.

Marcos Veiga funcionário do ITCG é o responsável por fiscalizar todo o trabalho de medição dos terrenos e explica que a meta e realizar os trabalhos em até 3 meses “é importante que quem ainda não fez o cadastro para ser atendido pelo programa e ainda tem interesse, realize seu cadastro o mais breve possível junto a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente, anexa a Prefeitura, pois precisamos nos programar com antecedência para conseguirmos atender a todos e principalmente cumprir os prazos. Esperamos finalizar essa etapa de medição de todas as propriedades do município em um prazo de 3 meses para daí então darmos continuidade na confecção dos mapas”, comenta Marcos.