Pienenses participam de capacitação em produção artesanal de alimentos

As aulas foram realizadas nesta semana, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na cozinha do Camu

Pienenses participam de capacitação em produção artesanal de alimentos

Nesta semana, um grupo de mulheres pienenses participou da capacitação "Produção Artesanal de Alimentos - beneficiamento e transformação caseira de mandioca", promovido pela Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil de Piên e ministrado pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Joelma Kapp. As aulas ocorreram entre quarta-feira e ontem (18), na cozinha do Centro de Atendimento à Mulher (Camu).

Durante a capacitação, as participantes aprenderam a desenvolver produtos à base de mandioca, aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene. Fizeram parte do conteúdo programático, tópicos como boas práticas, qualidade da água, controle de pragas, processo de preparo dos alimentos, valor nutritivo, intoxicação alimentar, transformação da mandioca, medidas de segurança do trabalho e receitas. No decorrer dos dois dias, as mulheres produziram: polvilho, farinha de mandioca, bolacha alemã, sonho, pão, tapioca, vaca atolada, sobradinho, torta, nhoque, pudim, bolo, biscoitinho de vento e coxinha, tudo à base de mandioca.

Pienenses participam de capacitação em produção artesanal de alimentos

Na tarde de ontem, durante o encerramento da capacitação, as mulheres participaram de uma saborosa degustação dos alimentos produzidos, na presença da instrutora do Senar e da secretária de Assistência Social e Defesa Civil e primeira-dama, Jucelia Tureck, que comentou sobre a importância de promoções como esta. “Agradecemos ao Senar pelo apoio de sempre e a todas as mulheres que participaram desta capacitação. Continuaremos mantendo esta parceria e oferecendo esse tipo de atividade de forma gratuita às moradoras pienenses”, destacou a secretária.

Capacitações como esta são oferecidas durante todo o ano pela Prefeitura de Piên. Em 2018, já foram promovidos cursos de transformação de milho, de panificação e conservas e de molhos e temperos. “O objetivo principal dessas atividades é gerar conhecimentos teóricos e práticos às participantes, possibilitando a futura geração de renda e a melhoria da qualidade de vida”, finalizou Jucelia.