Evento realizado em parceria com a ACT – Leste e o Conselho Tutelar de Piên reuniu 26 municípios do Paraná e também Santa Catarina

Por Ingrid Rubiane de Bassi Fragoso dia

No último sábado (01), a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Associação de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares da Região Leste do Paraná – ACT Leste e o Conselho Tutelar de Piên promoveram o Encontro de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros Tutelares do Paraná.

O evento ocorreu no salão da igreja Matriz e recebeu cerca de 100 pessoas de vinte e seis municípios dos Estados do Paraná e Santa Catarina, os participantes foram recepcionados pela manhã e durante todo o dia a programação abordou dois temas: Família Acolhedora e Atuação da Rede de Proteção e Políticas de Atendimento.

A psicóloga Tatiane Andreza Katzer, Coordenadora do Programa Família Acolhedora de Piên, foi uma das palestrantes. Estiveram presentes também, cinco, das seis famílias cadastradas no município, as quais deram seus depoimentos em relação ao acolhimento.

Cabe destacar, que o Programa Família Acolhedora de Piên é referência no Estado do Paraná, foi regulamentado em 2009, através da Lei Municipal nº 1025, de 15 de maio de 2009 e tem a finalidade de acolher provisoriamente crianças e adolescentes em situação de risco, quando a família de origem vivencia uma crise, durante a qual a convivência com os filhos torna-se impossível.

Muitos técnicos da área de Assistência Social vieram em busca de auxílio a fim de implantar o programa em seus municípios. “O evento foi lindo, tudo foi preparado com muito carinho, desde a decoração, a alimentação, a programação, as pessoas sentiram-se acolhidas aqui em nosso município, tiraram dúvidas e dividiram situações enfrentadas no dia-a-dia”, declarou a Coordenadora Tatiane.

Para a Secretária de Assistência Social, Jucélia Tureck, o Programa Família Acolhedora é uma política pública que garante o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes separados de suas famílias. “Junto com a equipe técnica e o Conselho Tutelar de Piên estamos desenvolvendo um excelente trabalho, agradeço a todos os envolvidos no evento e em especial as nossas famílias acolhedoras que oferecem um ambiente acolhedor para as crianças e adolescentes de nosso município”.

A conselheira tutelar de Piên, Angelita Aparecida Cordova do Amaral, destacou a importância dos Conselhos Tutelares, os quais tem a atribuição de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes e também o sucesso do encontro. “Ficamos muito felizes com o resultado positivo do evento, a participação foi além de nossas expectativas, recebemos muitos elogios e só temos a agradecer. Ser conselheiro tutelar é um trabalho difícil, enfrentamos diversas situações, mas nossa prioridade é garantir os direitos das crianças e adolescentes”.

Piên promove Encontro de Formação Continuada de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Paraná

Finalizando o evento, a representante da ACT – Leste e conselheira tutelar Amanda Ramos palestrou sobre a Atuação da Rede de Proteção e Políticas de Atendimento.