Piên contará com atendimento do SAMU 192

A população de Piên poderá abrir chamado diretamente na central do SAMU através do telefone 192.

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Piên contará com atendimento do SAMU 192

Na última sexta-feira o Prefeito João Padeiro juntamente com o Secretário de Saúde de Piên Jair Batista e a Procuradora Jurídica do Município Jhennefer Alcalde estiveram na cidade de Fazenda Rio Grande assinando um convenio com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo á morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência realiza atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

O atendimento começa do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Piên contará com atendimento do SAMU 192

Jair Batista comemora mais uma conquista para auxiliar no atendimento á saúde dos pienenses “atualmente já contamos com uma aeronave do estado para auxiliar na transferências de algumas emergências, a qual vai continuar e, a partir do primeiro trimestre de 2020 teremos mais o serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o qual dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva móvel, preparada para as situações mais extremas que possam ter”. Comenta o Secretário.

O a Prefeitura irá repassar o valor de R$11.424,52 para o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – COMESP que será o regulador do serviço. A central de atendimento e as ambulâncias ficarão em fazenda Rio Grande, onde receberão todos os chamados, e definirão de que forma será realizado o atendimento, caso seja qualificado como urgência ou emergência a equipe se deslocará até o endereço da ocorrência.

Piên contará com atendimento do SAMU 192

O Prefeito João Padeiro comenta da importância do serviço para a cidade “sendo beneficiados com o atendimento do SAMU 192 poderemos contar com o atendimento de uma equipe especializada no atendimento de várias situações de emergência e, havendo a necessidade de uma transferência, o paciente atendido terá portas abertas, seja no sistema de internamento básico ou na UTI, ou seja, não precisará ficar aguardando até liberar uma vaga”, finaliza João.