Parceria entre a Prefeitura municipal de Piên e Sanepar vem sendo fortalecida

Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) vem sendo parceira da atual administração publica de Piên, possibilitando várias melhorias e ampliações no sistema de saneamento urbano e rural da cidade.

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Parceria entre a Prefeitura municipal de Piên e Sanepar vem sendo fortalecida

Na tarde da última quinta-feira as equipes de Saneamento Urbano e Rural da Sanepar estiveram na cidade para visitar o sistema de saneamento rural. A equipe da Gerência Regional Curitiba Sul – GRCTS composta por Luiz Claudio Pereira, Claudio Amorim e João Hellinger juntamente com a Gerência de Projetos e Obras Curitiba – GPOCT representada pelo Coordenador de Obras Litoral e Rural Sandro Henrique Fabro Ferreira e os técnicos André Luis da Silva e Edinan Laureano Rodrigues foram recebidos pelo Prefeito João Padeiro, pelo Assessor de Gabinete Antônio Carlos de Ramos, pela Secretária de Administração e Finanças Jacqueline Niezer, pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Moacir Gravi Gonçalves e pela Fiscal Flavia Martins de Oliveira  na sala de reuniões da Prefeitura.

Na oportunidade a equipe passou detalhes sobre o andamento das obras em execução e das obras a serem executadas tanto no urbano quanto no rural. Em Aterrado Alto e Poço Frio estão em fase final, na sequencia será iniciada a ampliação do sistema de abastecimento da comunidade do Quicé, Boa Vista e demais, respeitando as normas do Programa Sanepar Rural.

Na comunidade de Fragosos a Sanepar tem auxiliado o município em relação ao problema no abastecimento, enviando equipes técnicas tanto para orientação quanto para solução dos problemas encontrados, na semana passada foi enviado uma equipe de eletromecânica, na próxima semana será realizado uma avaliação do poço em funcionamento pela geóloga da Sanepar, disponibilizando materiais caso seja necessário.

Foi destacado também a importância de um trabalho sócio ambiental com as comunidades que utilizam o sistema rural, que é administrado pelas associações, uso consciente da água, necessidade de reservatório individual (caixas d’água) tratamento adequado, manutenções e melhorias. A Sanepar também disponibilizou a Equipe Social para, em parceria com o município, iniciar o trabalho de conscientização e organização do sistema, priorizando o uso da água.

Também foi abordado alguns detalhes a respeito do sistema de esgoto sanitário que está com início das obras previsto para o ano de 2021 e prevê um investimento de 12 milhões de reais, para atender 50% da área urbana da sede do Município.