Município de Piên realiza a 14ª Conferência Municipal de Saúde

Com o tema “Democracia e Saúde” o evento contou com a participação da Promotora de Justiça de Rio Negro, Dra. Gisele Silvério da Silva

Por Ingrid Rubiane de Bassi Fragoso dia

Município de Piên realiza a 14ª Conferência Municipal de Saúde

No dia 22 de março, foi realizada nas dependências do CRAS de Piên, a 14ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema central a "Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS".

A conferência buscou discutir e definir, de forma democrática, as políticas públicas de saúde e as linhas de trabalho para os novos mandatos que se iniciam no âmbito Estadual e Nacional, bem como debater e avaliar a situação de saúde, definindo propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, também foi realizada a eleição dos novos conselheiros municipais de saúde para o período de 2020 a 2022.

Durante a fala das autoridades presentes, a Secretária de Saúde, Angela T. B. Machado Grosskopf realizou um apanhado dos serviços prestados para a população no ano de 2018. O evento também contou com a ilustre participação do diretor da 2ª Regional de Saúde, José Damil Dissenha, que enalteceu os trabalhos desenvolvidos no município. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jair Batista de Souza, ressaltou a importância da participação popular para fortalecer o controle social do município e realizou a abertura da conferência.

A palestra magna foi ministrada pela Promotora de Justiça Titular da Segunda Promotoria de Rio Negro, Dra. Gisele Silvério da Silva, que abrilhantou o evento com colocações importantes nos eixos da Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS, destacando a importância do Sistema Único de Saúde para população e defendendo o direito igualitário à saúde.

Município de Piên realiza a 14ª Conferência Municipal de Saúde

Participaram da conferência cerca de 115 pessoas, no período da tarde os participantes foram divididos em grupos de trabalho e discutiram os eixos temáticos da conferência, cada grupo elaborou propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde que acontecerá no mês de junho do presente ano, em Curitiba/PR.