Município de Piên fica com média 7.0 no Ideb, acima dos índices estadual e nacional

Ministério da Educação divulgou resultado da avaliação, que ocorre a cada dois anos, em todas as escolas do Brasil

Por Ingrid Rubiane de Bassi Fragoso dia

Na última segunda-feira (03), o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017.

O Ideb é um indicador criado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país, possibilitando o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar e as médias da Prova Brasil, para escolas e municípios, realizada a cada dois anos. As metas estabelecidas são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar seis pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

O Município de Piên ficou com média 7.0, sendo o segundo melhor resultado da região suleste do Paraná e ficando entre os quarenta melhores municípios no Estado, superando as médias estadual, que atingiu 6.3, e nacional, que alcançou 5.8.

Município de Piên fica com média 7.0 no IDEB, acima das médias estadual e nacional

A secretária de Educação, Maristela Wendrechovski Stoeckly, esclarece que a avaliação é realizada com o 5º ano do ensino fundamental e enfatiza que este resultado é consequência de um trabalho árduo e contínuo. “Estamos muito felizes com o resultado do Ideb em nosso município. Nos empenhamos para melhorarmos cada vez mais. Reflexo disso é esta média 7.0, superior ao Ideb 2015 e, mais uma vez, acima da média nacional”, comenta a secretária. “Acompanho de perto o trabalho pedagógico e agradeço às professoras e à equipe pedagógica por mais esta conquista. Parabéns também aos alunos, pela dedicação."

O prefeito Livino Tureck destacou que o trabalho não deve parar e que os investimentos na Educação estão apresentando resultados positivos. “Recentemente, inauguramos a Super Creche, uma das maiores obras da história de Piên, que está atendendo 140 crianças e tem capacidade para atender até 188 alunos em período integral. Nesta semana, recebemos a importante notícia de que nosso Município está com uma das melhores médias no Ideb entre os municípios da região. É uma vitória para todos nós e mostra que todo empenho da Administração está tendo o retorno esperado”, declara Livino. “Parabenizo a secretária Maristela e a equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo ótimo trabalho. Agradeço, de coração, a todas as professoras pela dedicação às nossas crianças pienenses. Elas são nosso futuro e estão de parabéns”, finalizou o prefeito.

Ainda durante esta semana, em um evento realizado pelo Paranacidade, em Almirante Tamandaré, que reuniu os municípios da região metropolitana de Curitiba, o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, destacou a média alcançada pelo município de Piên. “Diante de toda crise e dificuldades que os municípios estão enfrentando, em que gestores estão sendo duramente criticados, não podemos deixar de parabenizar o município de Piên, cujo prefeito está aqui presente, pelo excelente desempenho no Ideb, superando, inclusive, cidades com orçamentos e infraestrutura maiores. Peço uma salva de palmas ao prefeito Livino e sua equipe", enfatizou Puppi.