Município de Piên fica com média 7.0 no IDEB, acima das médias estadual e nacional

Ministério da Educação divulgou resultado da avaliação que ocorre a cada dois anos em todas as escolas do Brasil

Por Ingrid Rubiane de Bassi Fragoso dia

Na última segunda-feira (03), o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, apresentou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2017.

O IDEB é um indicador criado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país, possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar e as médias da Prova Brasil, para escolas e municípios, realizada a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 (seis) pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. (Fonte: Portal MEC)

O Município de Piên ficou com média 7.0, sendo o segundo melhor resultado da região suleste do Paraná e ficando entre os quarenta melhores municípios no Estado, superando a média estadual que atingiu 6.3 e a média nacional que alcançou 5.8.

A Secretária Municipal de Educação Maristela Wendrechovski Stoeckly, esclarece que a avaliação é realizada com o 5º ano do ensino fundamental e enfatiza que este resultado é consequência de um trabalho árduo e contínuo.

“Estamos muito felizes com o resultado do IDEB em nosso município, nos empenhamos para melhorarmos cada vez mais, reflexo disso é esta média 7.0, superior ao IDEB 2015 e mais uma vez acima da média nacional”, disse a secretária em declaração emocionada.

“Acompanho de perto o trabalho pedagógico e agradeço às professoras e a equipe pedagógica por mais esta conquista. Parabéns também aos alunos pela dedicação”, concluiu Maristela.

O prefeito Livino Tureck destacou que o trabalho não deve parar e que os investimentos na Educação estão apresentando resultados positivos. “Recentemente inauguramos a Super Creche, uma das maiores obras da história de Piên, que está atendendo 140 crianças e tem capacidade para atender até 188 crianças em período integral. Nesta semana recebemos a importante notícia de que nosso município está com uma das melhores médias no IDEB entre os municípios da região. É uma vitória para todos nós e mostra que todo empenho da Administração está tendo o retorno esperado”, declara Livino.

“Parabenizo a Secretária Maristela e a equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo ótimo trabalho. Agradeço de coração a todas as professoras pela dedicação às nossas crianças pienenses, elas são nosso futuro e estão de parabéns”, finalizou o prefeito.

Ainda durante esta semana, em um evento realizado pelo PARANACIDADE, em Almirante Tamandaré, que reuniu os municípios da região metropolitana de Curitiba, o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, destacou a média alcançada pelo município de Piên.

“Diante de toda crise e dificuldades que os municípios estão enfrentando, onde os gestores estão sendo duramente criticados, não podemos deixar de parabenizar o município de Piên, cujo prefeito está aqui presente, pelo excelente desempenho no IDEB, superando inclusive cidades com orçamentos e infraestrutura maiores, peço uma salva de palmas ao prefeito Livino e equipe", enfatizou Puppi.