João padeiro busca recursos financeiros em Brasília e anuncia R$5,7 milhões

Acompanhado pelo vice Pedro Zanqueta, secretário de Saúde Jair Batista e presidente da câmara de vereadores Eduardo Pires Ferreira, prefeito visitou gabinetes de deputados e confirmou uma série de emendas para Piên.

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

João padeiro busca recursos financeiros em Brasília e anuncia R$5,7 milhões

Uma comitiva pienense formada pelo prefeito João Padeiro esteve em Brasilia essa semana cumprindo agenda e encaminhando demandas para obtenção de recursos. Ao todo, foram confirmados cerca de R$5,7 milhões em emendas parlamentares na esfera federal, contemplando obras de infraestrutura, custeio e aquisição de equipamentos.

Na oportunidade, foram conquistados junto ao deputado Toninho Wandscheer recursos na ordem de R$4,6 milhões, sendo R$750 mil para ônibus escolares, R$600 mil para uma patrola, R$900 mil para uma caçamba, um trator e uma escavadeira hidráulica, R$500 mil para a saúde e o hospital, R$1,6 milhão para pavimentação asfáltica na área central e entre Trigolândia e Ponte Alta, e outros R$200 mil para manutenção das estradas rurais. O deputado Luciano Ducci comprometeu emenda no valor de R$400 mil para compra de uma retroescavadeira e equipamentos para o hospital. Da mesma forma, o deputado Luizão Goulart sinalizou o valor de R$455 mil para compra de um trator, uma plantadeira, uma calcareadeira e uma retroescavadeira. Também foram confirmados investimentos de R$250 mil para a agricultura, indicados pelo deputado Gustavo Fruit e que haviam sido pleiteados pelo vereador Élio Taborda. Mais um repasse de R$75 mil, pelo deputado Sargento Fahur, destinado para a saúde e também houve a indicação de R$100 mil por meio da deputada Leandre Dal Ponte para incremento nos atendimentos de média e alta complexidade realizados na Fundação Hospitalar de Piên.

Segundo o prefeito João Padeiro, a ida a capital federal foi positiva e resultou em importantes conquistas para o município. “Esta viagem é continuidade do trabalho que começamos no primeiro mês de nossa gestão. Em maio de 2019, estivemos em Brasília e abrimos várias portas, e nesta semana, apenas 10 meses após assumirmos, os resultados começaram a aparecer. Apresentamos nossos planos e projetos e buscamos recursos financeiros, principalmente para a área de saúde, agricultura e manutenção de estradas”, afirmou.

Recursos Estaduais

Além dos valores obtidos junto ao governo federal, que somam mais de R$5,7 milhões, o município já tem sinalizado outros R$2,3 milhões oriundos do Estado. Do total, R$1,5 milhão foi intermediado pelo secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, para completa readequação, alargamento, reforço de base e melhorias na estrada entre o distrito industrial , sentido Lageado até a divisa de Rio Negro, além do montante obtido junto à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado, na ordem de R$750 mil, para a pavimentação asfáltica da comunidade de Campina dos Maia. O Deputado Francisco Bührer se comprometeu com o repasse de R$100 mil para uma ambulância, e de contribuir na liberação de mais R$1 milhão para construção da Unidade Básica de Saúde em Campina dos Crespins e investimentos em computadores e mobiliários para os Postos de Saúde.