Inicia a distribuição dos carnês de IPTU em Piên

Os contribuintes terão a opção de pagar em cota única com desconto, até o dia 20 de junho; sem desconto, até o dia 10 de julho, ou de forma parcelada, desde que a parcela mínima seja de R$50,00.

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Inicia a distribuição dos carnês de IPTU em Piên

A Prefeitura Municipal de Piên, por meio do Setor de Tributação, iniciou a distribuição dos Carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2020. Os moradores têm a opção de pagar o imposto em parcela única, com desconto de 10%, até o dia 20 de junho; em parcela única, sem desconto, até o dia 10 de julho, ou parcelado em até seis vezes, desde que o valor mínimo de cada parcela seja de R$50,00, então, por exemplo, o morador que tiver o valor total de seu IPTU em R$100,00 poderá parcelar em no máximo duas vezes.

O IPTU é aplicado as proprietário ou titulares de todos os tipos de imóveis (residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras) localizados na zona urbana do Município. Em Piên, além do Centro da Cidade, também estão inclusos os bairros de Avencal, Ponte Alta, Trigolândia, Distrito Industrial e extensões de Campina dos Crespins e Poço Frio. “O IPTU representa um importante valor através do seu valor arrecadado para a Receita Municipal, deste valor, o Município deve investir 15% com Saúde e 25% com a Educação. A outra parte do valor pode ser investido em infraestrutura, conservação, limpeza pública e outras áreas de interesse público. É um valor que o contribuinte paga, mas retorna para ele em forma de melhorias nos serviços públicos e infraestrutura do município”, comenta a secretária de Administração e Finanças, Marina R. Pasierpski Marinho.

Visando a ação de contenção de gastos devido a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, a administração municipal tomou a decisão de fazer a distribuição dos carnês através de seus próprios funcionários, os motoristas iniciarão a distribuição a partir de hoje (19).

Os carnês poderão ser pagos no Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Casas Lotéricas e Correspondentes Bancários. É importante destacar que, por lei, os contribuintes que não realizarem o pagamento do mesmo, são inscritos na dívida ativa do Município, e as taxas poderão ser cobradas por meio de protesto extrajudicial ou judicial. Junto com o IPTU, também será arrecadada a Taxa de Combate a Sinistros, que corresponde ao custeio das atividades realizadas pela Defesa Civil de combate a incêndio e de prevenção e atendimento a desastres para construções acima de 100m².

Os moradores que não receberem seus carnês podem emitir diretamente no site da Prefeitura (www.pien.pr.gov.br) na opção “serviço Online” ou retirar segunda via junto ao Setor de Tributação, anexo à Prefeitura, na Rua Amazonas, número 373, no centro. O horário de atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. “É de extrema importância que os moradores mantenham seus endereços e contatos atualizados junto a Prefeitura, para evitar o extravio de correspondências. Mas, caso não recebam os carnês, podem comparecer à nossa sede para retirar”, explica a assistente administrativo do setor, Mirian Balan.

Qualquer reclamação ou contestação contra o lançamento do IPTU – exercício 2020 poderá ser feita até 30 dias contados da data em que o contribuinte receber o carnê, junto ao Setor de Tributação. Alegando de uma só vez todos os pontos que entender útil e ter em mãos documentos que comprovem as razões apresentadas.

Imprima a 2ª via do seu carnê aqui.

Foto: Welington Charlles