A Missão da AMA é proporcionar à pessoa com autismo uma vida digna: trabalho, saúde, lazer e integração à sociedade. Oferecer à família da pessoa com autismo instrumentos para a convivência no lar e em sociedade. Promover e incentivar pesquisas sobre o autismo, difundindo o conhecimento acumulado.

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Segundo o divulgado pela Organização Mundial de Saúde em 2016, existe um caso de autismo em cada 160 habitantes, com a população brasileira estimada atualmente em 207 milhões de habitantes chegamos ao impressionante número de um milhão e trezentas mil pessoas com algum transtorno relacionado ao autismo e que precisam de atendimento especializado.

Neste contexto há uma grande carência de atendimentos especializados, desde o diagnóstico até tratamentos que atendam de forma efetiva as necessidades das pessoas com autismo em nosso país.

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento, caracterizado por um desenvolvimento anormal, manifestado até o 3º ano de idade, com alterações na interação social, na comunicação e no processo de aprendizado.

A AMA foi fundada em 08 de agosto de 1983 por um grupo de pais em uma época em que não havia tratamento para o autismo no Brasil, sendo assim a primeira associação dedicada ao autismo no país e vem trabalhando com determinação e empenho na defesa dos direitos das pessoas com autismo e no desenvolvimento de técnicas replicáveis de atendimento especializado. Uma de suas iniciativas foi a criação do Centro de Conhecimento da AMA, com o objetivo de incentivar a pesquisa e disseminar o conhecimento do autismo por meio de eventos, cursos gratuitos e palestras com profissionais do Brasil e do exterior.

Sendo assim, na tarde desta quinta-feira, o Prefeito João Padeiro juntamente com a Secretária de Educação Norilda Sacht, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social e Defesa Civil Carla Mendes, Secretário de Saúde Jair Batista e o Assessor de gabinete Antônio Carlos de Ramos receberam um grupo de pais nas dependências da Prefeitura para tratar da viabilidade de o Poder Público Municipal auxiliá-los na implantação desta associação tão importante em nossa cidade.

Grupo de pais se mobilizam para criar Associação de Amigos do Autista (AMA) em PiênJoão Padeiro deixou as portas da Prefeitura abertas para auxiliar no que for possível diante de toda parte legal e burocrática para a criação da AMA no município de Piên “Desde que assumimos a Prefeitura de Piên, realizamos uma administração voltada a população, buscando conhecer de perto as diversas realidades e anseios dos Pienenses, e, com certeza o projeto encabeçado por estes pais, vem de encontro ao que estamos buscando em nosso mandato, de fazer um trabalho onde consigamos atender os mais diversos tipos de perfis de nossa sociedade. Já garanti que darei total apoio no que for possível para implantarmos a Associação de Amigos do Autista (AMA) em Piên” Comentou o Prefeito.

Para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais de como funciona a AMA, e tiver interesse em participar da Associação em nosso Município, amanhã dia 10 haverá uma reunião às 19 horas na Câmara Municipal de Piên, onde serão apresentados os projetos da associação. “Quero aproveitar a oportunidade para convidar nossa população em geral para participar desta importante reunião, pois quanto mais pessoas dispostas em ajudar esta nobre causa, alcançaremos de forma mais breve grandes e importantes objetivos para auxiliarmos ainda mais as pessoas autistas do nosso município”. Finaliza João Padeiro.