Escolas participam da 2ª Olimpíada Escolar de Piên (Olep)

O evento começou no dia 13 de novembro e segue até a próxima semana, com a realização de disputas em diferentes modalidades

Escolas participam da 2ª Olimpíada Escolar de Piên (Olep)

Desde o dia 13 de novembro, a Prefeitura de Piên realiza a 2ª Olimpíada Escolar de Piên (Olep), por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Esporte, Cultura e Lazer. Alunos das sete Escolas Municipais de Piên estão participando de disputas nas modalidades de futsal, corrida de rua e atletismo. As competições de taekwondo e xadrez já foram realizadas antes do início da Olep.

O evento de abertura foi realizado no Ginásio de Esportes Cláudio de Oliveira Mendes. Primeiramente, algumas alunas da Escola Municipal Alminda Antônia de Andrade fizeram uma apresentação relacionada às Olimpíadas. Em seguida, os alunos que representam as instituições na Olep desfilaram na quadra, acompanhados pelas bandeiras de suas escolas. Por fim, o fogo olímpico foi carregado por um aluno da Rede Municipal, que realizou o acendimento da tocha, momento que foi muito emocionante para o público presente.

Escolas participam da 2ª Olimpíada Escolar de Piên (Olep)

A secretária de Educação, Maristela Wendrechovski Stoeckly, destaca a importância da Olep para os alunos. “As Olimpíadas são muito importantes para despertar, na criança, o interesse por práticas esportivas, as quais melhoram o desempenho escolar, pois estimulam o desenvolvimento cognitivo, promovem habilidades de cooperação, determinação e autoconfiança. Além disso, evitam o sedentarismo, e a criança passa ter mais qualidade de vida”, pontua.

A secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Roseli Mielke, ressalta a importância de se incentivar o esporte na vida escolar. “A Olep é um momento muito importante, de integração entre os atletas das Escolas. O esporte precisa ser visto como forma de promover a saúde. Atualmente, o índice de obesidade infantil está aumentando e cabe aos responsáveis proporcionarem as mais diversas modalidades de esporte para incentivar as crianças a deixarem a zona de conforto, TV, celular, computador e praticarem algum tipo de atividade física”, considera. As finais das Olimpíadas serão realizadas na próxima semana, nos dias 10 e 11, no Estádio dos Patamares.