Escola Santa Isabel realiza projeto sobre educação financeira

Participaram do projeto os alunos do 3º ano, instruídos pela professora regente e pela diretora da Escola

Escola Santa Isabel realiza projeto sobre educação financeira

Na Escola do Campo Santa Isabel, de Campina dos Crespins, os alunos do 3º ano, instruídos pela professora Claudia Stall e pela diretora Silvia Jaqueline Gonçalves, desenvolveram o projeto de sequência didática: “Educação financeira, aprenda a mudar o futuro”.

No decorrer do trabalho, foram aplicadas diferentes atividades interdisciplinares que vão de encontro com a proposta curricular e favorecem o melhor aprendizado dos alunos, indo além da sala aula e contribuindo para a vida familiar dos alunos. Primeiramente, os estudantes participaram de aulas expositivas sobre o sistema monetário brasileiro. Depois, participaram de uma atividade prática, simulando compras em um mercado. Também promoveram uma feirinha de produtos artesanais e caseiros na Escola.

Escola Santa Isabel realiza projeto sobre educação financeira

Ainda dentro do projeto, visitaram a Casa da Memória de Piên (Camempi), compreendendo a evolução do Município, sua história, o antes e o hoje e a importância de saber investir nas melhorias dos espaços públicos, os quais favorecem toda a população do Município. Também receberam, na Escola, a visita do Secretário de Administração e Finanças de Piên, Cristiano Quadros, que conversou com os alunos sobre a educação financeira, explicando como é realizada a arrecadação de dinheiro pela Prefeitura e como é feito seu investimento. Por fim, confeccionaram cofrinhos, com o objetivo de despertar, nas crianças, a importância de economizar o seu dinheiro e investir em bens necessários.

Escola Santa Isabel realiza projeto sobre educação financeira

De acordo com a professora Claudia, o principal objetivo do projeto era ensinar, desde já, as crianças a terem responsabilidade com o dinheiro. “No momento em que vivemos, os meios de comunicação de massa procuram, de forma avassaladora, levar as crianças a desejarem produtos. Então, ensiná-las sobre educação financeira é a melhor maneira para eles compreenderem que nem tudo que lhes é mostrado pode ser adquirido. Ao ensiná-las, enquanto crianças, a pouparem recursos e utilizá-los de forma racional, estamos educando não apenas para o momento presente, mas semeando adultos que tenham mais juízo em relação aos seus ganhos, quando tiverem que administrar as finanças de suas próprias casas e famílias”, comenta a educadora e responsável pelo projeto.