Encontro promove apoio a mulheres que lutam contra o câncer

O evento foi realizado na última sexta-feira (05), com a proposta de promover um momento especial às pienenses que enfrentam o câncer

Encontro promove apoio a mulheres que lutam contra o câncer

Com o objetivo de promover um momento diferente e de apoio às mulheres pienenses com câncer de mama, a Prefeitura de Piên promoveu, em parceria com as Secretarias de Saúde e de Assistência Social e Defesa Civil e com o Programa do Voluntariado Municipal (Provopar), um encontro de abertura da campanha Outubro Rosa no Município, com o lema: “Outubro Rosa: seja sua própria heroína”. O evento foi realizado na última sexta-feira (05), na sede do Centro de Atendimento à Mulher (Camu).

Encontro promove apoio a mulheres que lutam contra o câncer

O encontro teve o intuito de orientar as mulheres sobre a importância de cuidarem de sua saúde e proporcionar um momento de apoio e valorização. Durante o evento, as pienenses participaram de uma palestra com a médica da Secretaria de Saúde do Município Carolina Tukiyama, que comentou sobre causas, sintomas e tratamentos do câncer de mama. Também foram realizadas dinâmicas e compartilhadas experiências de vida entre as participantes.

A moradora da localidade de Boa Vista Noemi Dorneles Kurovski, de 40 anos, emocionou as participantes contando sua experiência com o câncer. Atuando como agente comunitária de saúde em Piên, ela conta que sempre incentivava as mulheres a realizarem a mamografia, até que começou a sentir dores e precisou agendar exames para si mesmo. “Fiz mamografia e ultrassom. Apareceu um cisto, que, a princípio, seria simples para tratar. Mas, quando foram tentar tirá-lo, os médicos perceberam que não era somente isso. Fizeram biópsia e descobriram que eu estava com carcinoma invasivo. Estou fazendo tratamento, e o câncer já se espalhou para outros órgãos. Mas, não podemos desanimar e perder a fé. Precisamos lutar. Eu não tenho medo e não vou desistir”, comentou a paciente.

Encontro promove apoio a mulheres que lutam contra o câncer

Algumas mulheres também foram sorteadas para participar de um momento de beleza, proporcionado por consultoras voluntárias de uma empresa do ramo, com limpeza de pele e maquiagem. Além disso, as voluntárias do Provopar doaram camisetas da campanha para as pacientes e broches confeccionados artesanalmente para as participantes, que, no fim, também puderam saborear um delicioso café.

Durante o evento, a secretária de Saúde de Piên, Angela Grosskopf, destacou a importância da campanha Outubro Rosa e do apoio às pacientes. “Eventos como este são muito importantes para demonstrar um apoio a quem enfrenta esta doença. A Campanha, como um todo, serve para conscientizar sobre a importância da prevenção. É importante ressaltar ainda que esta campanha acontece com maior intensidade no mês de outubro, porém as mulheres devem se cuidar o ano todo”, enfatizou.

Por fim, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Defesa Civil de Piên, Jucélia Tureck, também deu seu depoimento sobre a luta enfrentada pela família quando o prefeito Livino Tureck, que também esteve presente no evento, foi diagnosticado com câncer de boca. “Quando ouço vocês contando suas histórias, passa um filme em minha cabeça. Era uma luta diária. O tratamento é muito desgastante e cansativo. A palavra 'câncer' assusta, mas existe cura. Lutar é importante. Nós nunca podemos perder a fé”, finalizou.

A campanha

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” surgiu nos anos 90, com o objetivo de estimular a participação das mulheres na luta contra o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade.

Neste mês, dedicado à saúde da mulher, a Secretaria de Saúde de Piên realizará coletas de preventivo, exames de mama, solicitações de mamografia, testes rápidos, avaliações nutricionais e odontológicas e vacinas, em todas as Unidades de Saúde da cidade. Os atendimentos serão realizados em diversas comunidades. No dia 20, sábado, será realizado o “Dia D da Campanha”, nas Unidades de Saúde do Centro e de Trigolândia, das 8 horas às 16h30.

Cronograma de atendimentos

Coleta de preventivos