[Brasão Prefeitura de Piên]

Em Piên, o mês de agosto terá um conjunto de ações integradas pela Saúde

Ao longo do mês , serão promovidas atividades voltadas às campanhas Agosto Azul e Agosto Dourado

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Em Piên, o mês de agosto terá um conjunto de ações integradas pela Saúde

O mês de agosto será de muito trabalho na Secretaria de Saúde de Piên. O novo secretário, Jair Batista, tem aumentado a cobrança junto a equipe de Saúde, exigindo melhorias na qualidade e quantidade de atendimentos e principalmente a realização de ações de saúde preventiva, focando nas áreas de vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Saúde da Mulher, Avaliação Nutricional, Grupos de Tabagismo, Grupos de Controle de Pressão Arterial, Vigilância da Saúde do Trabalhador, entre outras. Ontem, dia 1º de agosto, foi realizado um evento dedicado à Prevenção de Acidentes de Trabalho. Neste evento, além da presença de trabalhadores funcionários de diversas empresas e funcionários da Prefeitura, esteve em Piên uma das maiores autoridades especializadas em Saúde do Trabalho do Brasil, o Dr. Zuher Handar, que proferiu uma palestra com o tema Prevenção da Saúde do Trabalhador.

Também ontem foi lançada pela Secretaria de Saúde a Campanha Agosto Azul.  O objetivo principal dessa campanha, segundo Jair Batista, é “alertar e motivar os homens para que eles procurem pelo atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência e assim, caso seja identificado algum problema de saúde, o homem possa ser adequadamente tratado, antes que essa situação se agrave”.  Além do foco na Saúde do Trabalhador e na Saúde dos Homens, o secretário destaca que este é o mês de Campanha Nacional do Aleitamento Materno, conhecido como agosto Dourado e a Secretaria de Saúde também vai desenvolver uma série de ações com o objetivo de informar, conscientizar e debater sobre a importância de amamentação dos bebês.  O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno, que é o “alimento de ouro para a saúde dos bebês”.  Outra frente, que é foco das ações é o tratamento do Tabagismo, com início de mais um grupo, que começará o tratamento na próxima quarta-feira, dia 07. Ainda há vagas para este grupo, e os interessados podem entrar em contato com qualquer unidade de saúde, para maiores informações.

 

O Secretário de Saúde garante que tudo está planejado e a equipe da Secretaria de Saúde está engajada para o sucesso de todas as ações e ressalta que essas campanhas têm uma importância muito grande para a prevenção e a qualidade da saúde dos Pienenses. No caso da campanha de amamentação, “queremos que as gestantes e mães entendam bem que o leite materno é o único alimento que fornece todos os nutrientes importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso, do aspecto psicológico e do desenvolvimento e coordenação motora do bebê e que a criança que for adequadamente amamentada ficará muito mais protegida contra bactérias e vírus e se a criança adoecer a sua recuperação tende a ser bem mais rápida se a mãe mantém a amamentação correta”,   salienta o Secretário.  Entre as diversas ações, a Secretaria de Saúde promoverá, ainda, no próximo dia 07 de agosto, no CRAS, um evento com todas as gestantes e as mães, moradoras de Piên, que tem filhos em idade de amamentação, com palestras e também será uma oportunidade para as mães trocarem experiências e tirarem suas dúvidas. Todas as gestantes e mães já estão convidadas.  Em relação a campanha Agosto Azul, o secretário ressalta que “consultas e exames simples, que os homens devem fazer, podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais e assim o tratamento poderá ser muito mais simples, menos invasivo e a recuperação também poderá ser bem mais tranquila e porque não dizer, com menor custo financeiro para o sistema de Saúde, além de aumentar em muito a chance de sucesso do tratamento”.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida de quem nasce em 2019, é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens. Ou seja, estatisticamente falando as mulheres tem um ganho de 7 anos de vida, ou seja, 10% a mais de tempo de vida que os homens.  Segundo Jair Batista, há algumas hipóteses que podem explicar porque as mulheres, em média, vivem mais e uma delas é que as mulheres vão mais ao médico, se previnem mais, tomam mais remédios e priorizam mais a saúde do que os homens.

 

Georgia Luciana de Oliveira, Coordenadora de Atenção Básica de Saúde em Piên, destaca que “as ações determinadas pelo Secretário serão desenvolvidas envolvendo toda a equipe, desde as  Agentes Comunitárias de Saúde, passando pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família, Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiros, Médicos, Dentistas e Auxiliares, Nutricionistas, Serviço Social, Psicóloga, Coordenações das Equipes e até mesmo o Secretário Jair, que determinou a extensão de horário de trabalho neste mês de algumas pessoas, para garantir um bom resultado de todas as ações e campanhas. Sabemos que muitos homens não vão ao médico porque alegam falta de tempo, por isso em agosto a Secretaria de Saúde vai atender os homens além do horário normal de atendimento.  Nós vamos manter em funcionamento as Unidades de Saúde do Centro e de Trigolândia todas as quartas-feiras do mês de agosto, até as 19 horas, especialmente para atender os homens que não conseguem sair durante o horário de expediente, para fazer uma consulta”, destaca Georgia.  Na campanha agosto azul, serão disponibilizados uma série de serviços com foco para a saúde do homem, como Consultas Médica, Consultas Odontológica, Avaliação Nutricional, realização de testes rápidos, Vacinas, Verificação de Pressão Arterial e Teste de Glicemia. “Nosso objetivo é conscientizar e alertar os homens que eles também precisam priorizar a Saúde. O mesmo vale para as mães, em relação aos cuidados com a amamentação adequada dos seus bebês, afinal a saúde é o maior patrimônio que alguém pode ter e por isso vale a pena todos terem muito cuidado”, conclui o Secretário de Saúde, Jair Batista.

  • Compartilhe essa página
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp