Comunicado Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria de Saúde chama atenção para a importância de se vacinar contra a Febre Amarela.

Por Welington Charlles Kobsczinski dia

Comunicado Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde de Piên informa à toda população que, somente neste mês de Janeiro até hoje, foram recebidas notificações de 10 casos de macacos (bugios) encontrados mortos dentro do território de Piên. Os casos estão distribuídos nos bairros de Trigolândia, Boa Vista, Campina dos Maia, Campina dos Crespins e Quicé. Destes, apenas 3 casos foram possíveis de encaminhamento para o laboratório, com o objetivo de realização de exames para identificar se os animais estão ou não contaminados com o vírus da Febre Amarela. Os demais animais se encontravam em estado adiantado de decomposição e assim, não foi viável as análises. Os resultados ainda não estão disponíveis.
Reforçamos a necessidade de a população ficar atenta e avisar a vigilância sanitária ou qualquer profissional de Saúde de Piên, imediatamente, sempre que identificar algum bugio doente ou morto.
Diante do atual histórico de ocorrências de bugios mortos nos municípios vizinhos, somando-se a confirmação de uma ocorrência de Febre Amarela, em uma pessoa, na cidade de São Bento do Sul e ainda pelo fato de todos os bugios mortos em Piên estarem próximo de rios ou córregos, fato que pode caracterizar que os mesmos estavam em busca de água devido a febre amarela, no conjunto, EVIDENCIA-SE UMA SITUAÇÃO DE ALERTA EM PIÊN, com alto grau de probabilidade de que a circulação do vírus da Febre Amarela, pode estar presente na cidade.
Destacamos que , o índice de cobertura vacinal é alto, pois a Secretaria de Saúde realizou uma ampla campanha de vacinação no início de 2019. Entretanto, tem algumas pessoas que não tomaram a vacina durante a campanha. Quem já se vacinou não há com o que se preocupar, já está imunizado contra a Febre Amarela. Entretanto, a Secretaria de Saúde solicita para que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem o posto de saúde do centro entre as 08 e 11:30 e 13:00 até 16:30 horas para realizar a vacina imediatamente.
As pessoas com 60 anos ou mais, precisam de uma prescrição médica para poderem ser vacinadas. As crianças devem ser vacinadas aos nove meses e receber uma dose de reforço da vacina aos 4 anos. É obrigação dos pais, conferir a carteirinha de vacinação e deixá-la em dia.
Solicitamos que toda a população incentive aquelas pessoas que não tomaram a vacina contra a Febre Amarela, para se vacinarem o mais breve possível. É rápido, é de graça e você pode salvar vidas humanas, porque a febre amarela em situações mais críticas pode causar a morte.

A VACINA É A ÚNICA FORMA DE VOCÊ SE PREVINIR CONTRA A FEBRE AMARELA.
EXCETO PARA CRIANÇAS ABAIXO DE 5 ANOS, UMA DOSE GARANTE A IMUNIDADE POR TODA A VIDA.