Começam obras no sistema de abastecimento de água no Poço Frio

A ampliação contempla a implantação de 8,5 mil metros de rede de distribuição de água

Por Ingrid Rubiane de Bassi Fragoso dia

Começam obras no sistema de abastecimento de água no Poço Frio

Na última quinta-feira (12), iniciaram as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Poço Frio, realizadas pela Prefeitura de Piên, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e com a comunidade. O início da obra foi definido em reunião realizada nas dependências da Prefeitura.

Em um primeiro momento, está sendo realizada a colocação da tubulação para conectar o reservatório ao poço e também a rede de distribuição, conforme projeto técnico. As próximas etapas consistem na realização dos serviços elétricos e, posteriormente, a conexão da rede principal às casas dos moradores da localidade.

Começam obras no sistema de abastecimento de água da comunidade de Poço Frio

A obra contempla a implantação de 8,5 mil metros de rede de distribuição de água na comunidade de Poço Frio, através de trabalhos em regime de parceria, totalizando um investimento de R$ 210.554,00, sendo R$ 97.310,00 de responsabilidade da Sanepar, a serem aplicados no fornecimento de materiais hidráulicos, equipamentos, elaboração de projetos de engenharia, apoio técnico, ambiental e social.

De responsabilidade do Município está o montante de R$ 113.244,00, o qual já foi aplicado na execução de obras civis, como a casa de tratamento e reservatório e viabilização de energia elétrica. Cabe ressaltar que o maquinário e a mão-de-obra também estão sendo custeados através de recursos municipais, com o auxílio de moradores da comunidade.

Desde o ano passado, o prefeito Livino Tureck vinha solicitando esta parceria com a Sanepar. “A ampliação do sistema é de extrema importância para a comunidade de Poço Frio. Lutamos bastante para viabilizar a liberação do material e iniciar esta obra, pois o saneamento básico é um serviço essencial para a saúde da população”, destaca.

Outros trabalhos, no âmbito do saneamento rural também estão sendo realizados em paralelo, como a ampliação de 1,7 mil metros na rede de água da comunidade de Campo Novo, no sentido Poço Frio dos Moreiras, para atendimento a nove famílias que não recebem água tratada.

Já na comunidade de Aterrado Alto, a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água encontra-se em fase final. Nesta semana, estão sendo realizados os serviços elétricos, instalação de bomba hidráulica e painel elétrico. Após a conclusão destes serviços, será efetuada a higienização da rede e as ligações junto às casas dos moradores. “Estamos trabalhando para atender à demanda de nossas comunidades. Sabemos da importância da água tratada, por isso nossa equipe está empenhada para que ninguém deixe de ser atendido”, finaliza o Prefeito.