Cidade Limpa arrecada cerca de 18 toneladas de lixo neste ano

No total, o Programa atingiu 21 comunidades pienenses e 100% das Escolas Municipais e Estaduais da cidade

Cidade Limpa arrecada cerca de 18 toneladas de lixo neste ano

Reciclar e dar uma destinação correta aos lixos e materiais que não são mais utilizados significa contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente. Com objetivo de conscientizar e orientar sobre a importância dessas ações, a Prefeitura de Piên, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Saúde, de Viação e Serviços Rodoviários e de Ação Social e Defesa Civil, promoveu, neste ano, o Programa Cidade Limpa.

Os resultados alcançados pelos três ciclos do Programa neste ano foram apresentados ao prefeito, na semana passada, pela secretária de Saúde, Angela Grosskopf; pela chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Mara Harbs e pela Técnica em Meio Ambiente, Cristiane Abuda. De acordo com os dados, foram atingidas, no total, 75% das 29 comunidades do município e arrecadados cerca de 18 toneladas de lixo, totalizando 2 toneladas por mês de coleta.

O Cidade Limpa

As ações do Programa começaram a ser desenvolvidas a partir do mês de abril deste ano. O Cidade Limpa consiste em um projeto de recolhimento de lixos, entulhos e materiais que não são mais utilizados pelos moradores pienenses. Com base em um cronograma, as coletas ocorrem sempre às terças-feiras, em uma comunidade por vez. Neste dia, os responsáveis passam pelas ruas de cada localidade, coletando os materiais deixados pelos moradores em frente às suas casas. A última coleta foi realizada na útima sexta-feira (15), na localidade de Monjolinho.

Cada Secretaria desempenha um importante trabalho na realização deste Programa. A Secretaria de Viação e Serviços Rodoviários participa com a disponibilização de um caminhão e funcionários para auxiliarem no recolhimento dos materiais. Já a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, se responsabiliza pelo trabalho de orientação, conscientização e vistoria nas casas dos moradores. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza as certificações e destinação final dos lixos. Por fim, a Secretaria de Ação Social e Defesa Civil recebe os materiais que são recolhidos em bom estado, como móveis, roupas, entre outros, e os destinam para as famílias que precisam.

Por meio do Programa, são recolhidos todos os tipos de lixos, inclusive os recicláveis, com exceção de pilhas, lâmpadas e lixos orgânicos. De acordo com a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Mara Harbs, o projeto foi criado com o objetivo de deixar a cidade mais bonita, limpa e organizada. “Em algumas localidades, a arrecadação superou as expectativas. Depois de recolhidos, esses materiais são separados e destinados corretamente. Além de deixar a cidade mais desorganizada, os lixos podem transmitir diversas doenças. Por isso, resolvermos criar esta ação conjunta entre as Secretarias. Além da conscientização da população que foi trabalhada, foi possível, por meio deste Programa, realizar a destinação correta dos materiais obsoletos. Nossa expectativa é continuar com o Cidade Limpa no ano que vem”, destaca. No próximo ano, o plano é realizar uma coleta mensal e as expectativas são instalar pontos ecológicos de coleta e realizar parcerias com empresas da cidade.

O Programa também contemplou palestras de conscientização nas escolas. “Todas as Escolas Estaduais e Municipais de Piên foram atendidas. Os alunos são o canal, o caminho para alcançarmos os objetivos. Pretendemos que as pessoas se conscientizem para que o município fique cada vez mais limpo. Se cada um fizer sua parte, a cidade será melhor. O povo também precisa fazer sua parte”, finaliza a Técnica em Meio Ambiente.