#57Anos: Biblioteca de Piên expõe mais de 40 obras de Antônio Ziothovski

A mostra, que começou ontem (05) e segue até o fim do mês, faz parte da programação dos 57 anos do Município

#57Anos: Biblioteca de Piên expõe mais de 40 obras de Antônio Ziothovski

O artista segurando sua obra intitulada "Féra", a qual foi premiada na cidade de Jacarezinho - PR, em 1983.

Quem passar pela Biblioteca Pública Municipal de Piên neste mês terá uma experiência diferenciada, ao visualizar a exposição artística expressionista do artista radicado pienense Antônio Ziothovski. São mais de 40 obras expostas, entre desenhos, pinturas e esculturas. O evento começou ontem (05) e faz parte da programação cultural dos 57 anos de emancipação do município de Piên.

Antônio Ziothovski nasceu em Palmeira/PR, em 1949. Autodidata, o artista começou a fazer desenhos e pinturas com 28 anos de idade, tendo, hoje, 36 obras premiadas, em nível estadual e nacional, e cerca de 600 quadros pintados ou desenhados. No início, teve suas obras conhecidas como primitivistas. Hoje, enquadra-se no movimento expressionista, de acordo com críticos de arte.

Biblioteca de Piên expõe mais de 40 obras de Antônio Ziothovski

O artista morou em Guarapuava e em Curitiba, até mudar-se, em 1994, para um sítio na localidade de Mosquito, em Piên. No local, vive da agricultura e pratica seu maior hobby: a arte. “Eu adoro morar em Piên. Morei 30 anos em Curitiba, mas meu sonho sempre foi morar no interior. Não sei dizer para alguém que não sou pienense. Eu faço questão de falar, nos concursos que participo, que eu moro aqui. Por isso, estou apoiando a programação de aniversário do Município, que é um lugar que eu adoro”, comenta.

Ziothovski participa de diversos concursos, levando o nome de Piên para diversas cidades do Paraná e outros estados. “Tenho vários prêmios, inclusive em fotografia, pois também gosto de fotografar. Em um dos concursos que participei, concorri com outros 1,3 mil artistas e fiquei entre os cinco escolhidos. É muito gratificante”, ressalta o artista.

Ele explica que sua principal inspiração vem de dentro de si mesmo. “O que me inspira é algo que vem de dentro de mim, da minha cabeça. Às vezes, passo em algum local, vejo alguma coisa, e já transformo isso em uma pintura, em um desenho. Minha cabeça já começa a trabalhar um desenho. Eu gosto de fazer desenhos e pinturas figurativas. Por exemplo, eu transformo um animal ou uma pessoa em uma figura diferenciada do normal”, frisa Ziothovski.

Ontem, durante a abertura da exposição, diversos alunos pienenses passaram pela Biblioteca, assim como o próprio artista, que recebeu uma lembrança da secretária de Esporte, Cultura e Lazer de Piên, Roseli Mielke. A mostra fica aberta para toda a comunidade até o fim do mês, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, na Biblioteca Pública Municipal, na Rua Fortaleza, número 512, no Centro.

Biblioteca de Piên expõe mais de 40 obras de Antônio Ziothovski

Programação de aniversário

No dia 1º de novembro, Piên completou 57 anos de emancipação, e para comemorar mais um aniversário, a Prefeitura de Piên está promovendo, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, uma programação especial neste mês, com a realização de eventos culturais e esportivos. Confira aqui.